A franquia de beleza está inserida em um dos segmentos mais promissores do franchising, o de Saúde, Beleza e Bem-Estar. A procura por produtos e serviços focados em oferecer qualidade de vida – seja através da estética ou da medicina – é uma crescente no país, favorecendo o surgimento de negócios na área.
Investir em franquias de beleza permite diversas possibilidades de atuação sendo que o franqueado não precisa necessariamente ser um profissional da área – seu trabalho pode ficar na parte administrativa da unidade, por exemplo.
No entanto, é necessário tomar cuidado com alguns pontos do negócio antes de abrir sua franquia de beleza, como capital disponível para investir e habilidade para lidar diretamente com o público.
Para quem pensa em começar um empreendimento na área, o mercado de franquias oferece todas as ferramentas necessárias para crescer com segurança e registrar resultados positivos com a unidade.
O Brasil é o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão, segundo informações da Euromonitor International.
A instituição prevê que a tendência é tornar os produtos e serviços cada vez mais digitais com o uso de inteligência artificial, aplicativos e “provadores” online. E se as pequenas empresas ainda não têm recursos suficientes para tal, o foco deve ser no atendimento ao cliente.
As áreas de atuação são amplas e envolvem diversas áreas como:
No franchising, as franquias de beleza faturaram R$10.797 bilhões durante o quarto trimestre de 2020* (alta de 5,4% em relação ao mesmo período de 2019), ocupando a 2ª posição entre as franquias mais lucrativas do Brasil.
Ao todo, as franquias brasileiras movimentaram R$53.976 bilhões no ano passado, registrando alta de 22,8% mesmo durante a crise.
Tudo indica que o segmento deve continuar em ascensão motivado, principalmente, por novos comportamentos de mercado como serviços express (que não precisam de horário marcado), atendimento a domicílio e e-commerce.
Outra vantagem das franquias de beleza, como mencionamos anteriormente, é a possibilidade de investir no segmento mesmo sem ter experiência na área, característica que vale para qualquer segmento do mercado de franquias.
Assim, o franqueado fica responsável pela parte administrativa do negócio, podendo se concentrar em outros objetivos da unidade como a expansão, por exemplo.
No entanto, isso significa ter que gerenciar funcionários (eles sim profissionais da área), ou seja, a equipe precisa ser qualificada para levar a diante as metas da franquia, oferecendo serviços e produtos de qualidade aos consumidores.
* Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Chances reais de crescimento: o franchising oferece a estrutura necessária para que o franqueado aplique o modelo de negócio e tenha uma operação de sucesso. Foto: Unsplash
Para quem não tem experiência no segmento de estética, poder contar com a infraestrutura e experiência de mercado da franqueadora são fatores que fazem muita diferença nas franquias de beleza.
Ao invés de começar a empresa do zero sem os conhecimentos necessários para escalar o empreendimento, o franqueado já adquire um modelo de negócio pronto para ser aplicado.
A franqueadora entende as necessidades dos consumidores e sabe como atendê-las. Na prática, isso significa escolher produtos de última geração para a unidade e desenvolver as melhores técnicas de atendimento.
Uma equipe qualificada e bem treinada é um dos pilares da franquia de beleza.
O empreendedor que pretende investir na área deve ter em mente que uma franquia de beleza depende da qualidade do serviço e do bom atendimento para ter sucesso, e mesmo que o franqueado fique apenas nos bastidores cuidando da parte administrativa da unidade, é sua responsabilidade garantir uma boa entrega.
Para ajudar nesse processo, a franqueadora oferece treinamento e suporte constante aos franqueados da rede. Assim, a padronização é mantida em todas as unidades e a excelência dos produtos/serviços continua sendo a mesma, fatores capazes de garantir diretamente o sucesso da operação.
Muitos empreendedores ficam receosos de investir em franquia de beleza ou no mercado de estética em geral por acharem que essa área está mais sujeita a oscilações e sazonalidades.
No entanto, o comportamento do consumidor em relação ao mercado de beleza e estética vem mudando consideravelmente. Antes considerado luxo, hoje o investimento em cuidados pessoais é visto como uma necessidade e já faz parte do orçamento de muitos brasileiros.
Por isso, investir em franquia de beleza é levar essa realidade em consideração: as chances de fidelização são maiores, ou seja, o cuidado com a prestação de serviços deve ser ainda maior!
A Wiñk é uma franquia portuguesa especializada na depilação com linha, conhecida como threading, que tira os pelos faciais com fio de algodão. Foto: Unsplash
Freshen by One Spa
Franquia do Grupo One Spa que oferece serviços de depilação a laser. É a primeira marca no mundo a disponibilizar sistema de créditos: o cliente paga pelo serviço que utilizar, sem ficar preso a pacotes pré-definidos, tão comuns em empresas do ramo.
Investimento mínimo: a partir de R$350 mil
Laser Spa
Maior e mais avançada rede de depilação a laser do Brasil, a Laser Spa possui estrutura de alto padrão e atendimento altamente diferenciado. A franquia é totalmente focada em depilação a laser e utiliza equipamentos de última geração para garantir a eficácia do procedimento e o conforto e segurança dos clientes.
Investimento mínimo: a partir de R$435 mil
Taxa de franquia: a partir de R$70 mil
Capital de giro: a partir de R$70 mil
Faturamento médio: a partir de R$150 mil
Prazo de retorno: a partir de 18 meses
Fundada em 1915, a Maybelline criou a primeira máscara para cílios do mundo, produto que ainda é o carro chefe da marca. Reconhecida como a marca número 1 em maquiagem do mundo, a franquia está presente em 90 países e comercializa seus produtos em diversos pontos de venda como quiosques, lojas físicas, farmácias e lojas de departamento.
Investimento inicial: a partir de R$180 mil
Faturamento médio: R$60 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses
Franquia de cosméticos que une alta tecnologia com os conhecimentos milenares da arte dos chás, a Provanza oferece produtos para cuidados para casa, para o corpo e cabelo, perfumes e maquiagens, além de produtos para o público masculino como colônias, cremes corporais, sabonetes e cuidados com a barba e cabelo.
Investimento mínimo: R$95 mil (incluindo taxa de franquia e capital de giro)
Faturamento médio: 14% a 18% do valor investido
Prazo de retorno: 24 meses
Valores estipulados para a modalidade quiosque.
The Body Shop
Fundada em 1976, a The Body Shop oferece produtos de estética e cuidados pessoais naturais, 100% vegetarianos que não são testados em animais. Uma grande característica da franquia é inspirar e conscientizar os clientes para questões ambientais e de direitos humanos, abraçando a causa de conduzir negócios de forma social e ambientalmente responsável.
Investimento mínimo: R$487 mil (incluindo taxa de franquia)
Capital de giro: R$30 mil
Faturamento médio: R$83 mil
Franquia de depilação a laser que une os dois principais lasers do mundo: Alexandrite + ND:Yag. A tecnologia utilizada pela Via Laser abrange mais fototipos de pele, e seu sistema de resfriamento torna o procedimento mais seguro e confortável.
Investimento mínimo: a partir de R$700 mil
Taxa de franquia: a partir de R$100 mil
Capital de giro: a partir de R$150 mil
Faturamento médio: a partir de R$180 mil
Prazo de retorno: a partir de 24 meses
Fundada em 2007 em Portugal, a Wiñk tem a proposta de revolucionar o cuidado de cílios e sobrancelhas. A marca é considerada uma das especialistas na depilação com linha (threading) que tira os pelos com um fio de algodão, e também realiza procedimentos para sobrancelhas como coloração, pigmentação com henna, microblanding, desondulação e dermopigmentação; e para os cílios com extensão fio a fio, permanente e coloração.
Investimento mínimo: a partir de R$125 mil
Taxa de franquia: a partir de R$50 mil
Capital de giro: a partir de R$50 mil
Faturamento médio: a partir de R$80 mil
Prazo de retorno: a partir de 12 meses
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