Superando as oscilações da economia brasileira, o setor alimentício segue crescendo. No franchising, as franquias baratas de alimentação continuam sendo um modelo de negócio seguro, rentável e com uma garantia de retorno favorável aos investidores. De acordo com o último levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no primeiro trimestre de 2022 o segmento de alimentação seguiu apresentando crescimento comparado aos últimos anos, alcançando 9,1% (Food Service) e 7% (Comércio e Distribuição). O faturamento também é atraente: Comércio e Distribuição vem com 14,5% de crescimento e Food Service, com 12,8%. Em números, estamos falando de bilhões de faturamento.
Há opções para todos os gostos e bolsos para quem quer apostar em franquias baratas de alimentação.
Setor sempre em alta
As franquias de alimentação fazem parte de um segmento completo, variado, complexo e cheio de possibilidades. Elas estão sempre precisando suprir o desejo dos seus clientes e oferecer novos serviços, ou seja, fazem parte de um mercado que não para de funcionar e está sempre se reinventando.
Modelos enxutos e operações simplificadas
As redes de franquia oferecem modelos para todos os bolsos e para todos os tipos de empreendedores. Existe oferta de modelos compactos e com operações das mais simplificadas até modelos grandiosos com operações mais complexas. Essas possibilidades ajudam os empreendedores inexperientes no setor ou com pouco capital para investir. Existem franquias baratas de alimentação que oferecem formatos mais simples como os quiosques, container e unidades móveis que possibilitam uma diminuição do valor do investimento, tornando-as mais acessíveis.
Variedade de nichos
Os nichos dentro do setor alimentício oferecem um cardápio enorme ao investidor: hamburgueria, confeitaria, cafeteria, comida japonesa, comida vegana, comida natural, churrasco, açaí, entre muitas outras opções. Essa é uma vantagem do segmento: a variedade. O leque enorme de opções faz com que existam franquias baratas de alimentação para todos os gostos.
O segmento mais maleável do franchising
O setor de alimentação também é conhecido dentro do franchising por ser altamente adaptável. Isso ficou ainda mais perceptível durante o momento da pandemia. Para se adequar aos novos contextos e novos hábitos do consumidor, o segmento precisou passar por profundas transformações. As pesquisas apontam que o futuro do setor da alimentação no franchising é diversificado. Com a digitalização do mercado, o setor promete inovações: delivery, dark kitchen, q-commerce, modelo take and go, grab and go… As alternativas são inúmeras. A eficiência, rapidez, qualidade e principalmente a inovação são necessidades que se transformam e viram tendências para o setor em 2022 e próximos anos.
Formatos diferenciados para fazer negócios
Outro ingrediente de sucesso das franquias baratas de alimentação é a possibilidade de escolher entre as diversas modalidades de estabelecimento. Existem as lojas tradicionais, que exigem um ponto físico onde são realizadas as refeições ou servem como ponto de retirada para delivery. Tem as unidades móveis que são os conhecidos food truck, trailers ou carrinhos e também os quiosques, similar à franquia tradicional, só que mais compacta. As franquias baratas de alimentação alcançam um número gigante de consumidores. Por esse e outros motivos, elas são uma escolha interessante, pois podem se encaixar em diferentes expectativas de negócios.
Alimentação também é lazer
As franquias baratas de alimentação, além de proporcionarem satisfação para seus clientes, também servem para criar um momento de lazer para eles. O segmento de alimentação se destacou por ter conseguido manter boas taxas de crescimento mesmo frente à crise, o que deu maior visibilidade a versatilidade e boa adaptabilidade do setor. Poder contar com as franquias baratas de alimentação é um alento para quase todos os tipos de consumidores: é prático, barato e simples. Além de ser uma necessidade básica, afinal todos precisamos comer, as franquias baratas de alimentação podem servir como ponto de encontro entre as pessoas e até mesmo de descanso. Por isso, é quase inevitável esse setor sempre estar em alta.
Comece a investir com essas franquias de dar água na boca:
Toca do açaí
A marca Toca do Açaí foi criada em 1999 com a inauguração da primeira unidade em um ambiente diferenciado em São Paulo, onde foi apresentado um novo conceito de alimentação saudável, rápida, energética e uma opção para os Fast-foods convencionais.
Investimento mínimo: R$ 45.000
Inverno D’Italia
A marca Inverno D’ Italia está no ramo de fabricação de produtos para cafeterias há mais de 20 anos. A empresa abriu sua primeira cafeteria há 9 anos e o sucesso da unidade a levou a iniciar o processo de franquias . Hoje a empresa fabrica 100% dos cafés, cappuccinos, syrups, doces e salgados servidos nas lojas.
Investimento mínimo: R$ 74.000
MyCookies
Cookies artesanais, quentinhos e super recheados são o carro-chefe da MyCookies, uma empresa que nasceu em 2016 e está se espalhando pelo Brasil com mais de 50 unidades em 8 estados e está a todo vapor no seu plano de expansão.
Investimento mínimo: R$ 100.000