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Franquia Ana Hickmann – Beleza, suavidade e exclusividade

Modelo, apresentadora de televisão e empresária leva sua loja de luxo acessível na Vila Romana, em São Paulo, para outras regiões do Brasil

Ana Hickmann ainda era uma adolescente de 15 anos quando seu rosto começou a estampar capas de revistas de todo o País. Foi nessa época que a moça desfilou em passarelas pela primeira vez e já iniciou o contato com o mercado internacional.

Cerca de seis anos depois, em 2002, Ana iniciava sua jornada empreendedora. Em parceria com a Vizzano, fez sua primeira linha de sapatos e vendeu 150 mil pares. “Meu padrinho foi o Giovanni Frasson. Quando estávamos fotografando uma campanha, ele disse: Você já está pronta para ter a sua coleção. Depois, tive convite para assinar peças de diferentes marcas”, afirma.

Atualmente, mais de 3,5 mil itens levam o nome Ana Hickmann. O mais famoso é a linha de óculos, que já é comercializada em 47 países. No ano passado chegou a vender mais de 280 mil peças. O novo voo da empresária, que também apresenta o programa Hoje em Dia, na TV Record, é o setor de franquias.

Franchising

Desde 2014, Ana tem uma loja na Vila Romana, em São Paulo, que leva seu nome e vende sua grife. As peças também são comercializadas em seu site oficial.

“É no mesmo espaço onde está o meu escritório, em um bairro totalmente residencial, sem tradição de comércio de moda. O objetivo era testar como seria uma loja da minha marca, e para conhecer mais de perto as minhas clientes. O resultado foi um crescimento de 30% a mais do esperado, e isso me ajudou a dar esse passo com confiança, junto com um estudo de mercado que apontou que estou no caminho certo”, afirma.

Com a visão de levar a loja para outras regiões, a empresária escolheu o modelo de franchising. “Pesquisei muito esse mercado, e conversei com diversos franqueadores e franqueados para entender a dinâmica”. Ana afirma acreditar no potencial do setor para enfrentar a crise econômica.

Formatação

O escritório Panelli & Associados foi o parceiro de Ana Hickmann no redesenho do negócio e formatação para o modelo de franquia. “Nossa empresa foi contratada pela AH Serviços para ajudar na solução de um desafio que era fazer com que o licenciamento de vestuário tivesse performance similar aos dos demais produtos da marca”, explica o sócio da empresa, Rubens Panelli Junior.

Após estudar o cenário, a consultoria chegou à conclusão de que o melhor modelo para tornar o negócio lucrativo seria por gestão proprietária e não licenciamento. “Outro ponto importante é que, no caso de vestuário, a margem bruta obtida em um formato proprietário é bem superior ao ganho que marca poderia realizar em um projeto de licenciamento”, afirma.

A partir da definição desse modelo, Panelli conta que criou a área e os processos de desenvolvimento de produtos, desde o conceito da coleção até a caracterização em peças piloto, passando por planejamento de sortimento e demanda, desenvolvimento de fornecedores e contratação de equipe. “Também criamos a área e os processos de distribuição através de canais de venda ao mercado multimarca e franquias.”.

Expansão

O plano é abrir 25 franquias até o final de 2017, com foco no Nordeste e interior de São Paulo. As serão inauguradas ainda esse ano, em São Paulo. Engana-se quem pensa que a apresentadora e modelo só emprestará o nome e a imagem para a rede. A Ana estará presente em todos os momentos importantes da marca, seja em inaugurações, como no dia a dia. Portanto, a sua imagem será o alicerce para a expansão do negócio.

A marca tem potencial para prosperar nesse momento de crise e ser uma das que conseguirão sobressair. É uma marca de luxo acessível, muito mais inclusivo que exclusivo, tem como ícone a própria Ana Hickmann, que não sofre rejeição em nenhuma camada social e ainda pode conquistar outros públicos em novos países, como já é feito com os óculos.

O investimento previsto em uma loja de 80 m2 é de R$ 590 mil, considerando capital de giro, estoque para 60 dias, instalações, equipamentos e taxa de franquia. O valor não compreende o ponto comercial, que pode ser tanto shopping center quanto lojas de rua.

Influência

A Ana Hickmann é reconhecida por 90% da população brasileira. O índice é bem superior à média dos artistas analisados, que é de 72%. As pesquisas anteriores, desde 2013, têm pouca oscilação. Para quem for investir, o resultado mostra que a imagem dela pode auxiliar na comunicação desse novo negócio. Ela tem um reconhecimento muito alto e pode se comunicar com o público brasileiro. O consumidor reconhece e tem aceitação. Ela não sofre rejeição.

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Confira mais números sobre a influência de Ana no quadro acima.

Olhar atento

A empresária conta que participa de todo o processo de construção e desenvolvimento da marca. O seu know-how foi adquirido desde os tempos de modelo, quando já era curiosa com o funcionamento da máquina de negócios.

Ana sempre se atentou à forma como estilistas nacionais e internacionais escolhiam peças, como faziam campanhas, como dispunham os produtos nas lojas e afirma carregar esse legado em tudo que faz. “Desde o meu primeiro licenciamento eu sempre testei, aprovei e escolhi todos os produtos que levaram o meu nome. Eu tenho uma equipe de confiança, mas faço questão de checar todos os detalhes, e também de conhecer o trabalho dos fornecedores que estão comigo”, comenta.

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