A importância de melhorar a produtividade das franquias foi o tema do evento realizado hoje (14/5) pelo Grupo Cherto em São Paulo. Mais de 60 franqueadores compareceram ao auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, para assistir à apresentação feita por Marcelo Cherto sobre as “Tendências e Pendências do Franchising para 2014”.
Cherto analisou o cenário atual do mercado de franquias, falou sobre os principais desafios e oportunidades que se impõem aos franqueadores e mostrou o que pode ser feito para driblar os entraves ao crescimento. “É preciso prestar atenção aos detalhes, fazer uma revisão de processos, de estratégia tributária e até mesmo do modelo de negócio pra que a empresa possa se tornar mais competitiva”, disse Marcelo Cherto.
Embora os franqueadores enfrentem diversas dificuldades atualmente – custos em alta, dificuldade para atrair novos franqueados, falta de mão de obra qualificada, etc – Cherto também considera que é na crise em que nascem as oportunidades de melhorar e depurar o mercado. “Esse é um momento positivo para o Franchising, em que haverá uma depuração do mercado e os melhores sobreviverão e se fortalecerão”, diz Cherto.
Alguns franqueadores presentes ao evento listaram quais desafios enfrentam hoje e suas expectativas para 2014. Confira:
“Nossa projeção é de 25% de alta no faturamento. Porém, a conjuntura econômica não tem sido muito favorável e há muitos feriados em 2014. Se contarmos apenas os dias úteis, foi como se tivéssemos três meses de fevereiro este ano”.
Alexandre Lorenzon , da rede de locação de equipamentos para construção civil Casa do Construtor
“Queremos crescer 40% em 2014. Mas o principal desafio do CEBRAC hoje é encontrar bons franqueados que se interessem pelo segmento de educação e pelo nosso negócio. A franquia é uma relação de parceria entre franqueado e franqueador, mas o resultado depende mais do desempenho do franqueado, por isso é importante acharmos as pessoas certas.”
Jefferson Vendrametto, da rede de cursos profissionalizantes CEBRAC
“Em 2014, estamos vivendo um momento fraco para o varejo, em que há muita concorrência não apenas entre lojas do mesmo segmento, mas uma disputa geral pelo consumidor. Por isso, é mais difícil se sobressair nesse cenário.”
Jaime Drummond, da rede de lojas de cosméticos Mahogany
“As vendas estão em alta, mas não sabemos como será a partir de agora. Há um aumento de custos e também uma indefinição em relação ao que acontecerá durante a Copa, já que o comércio não funcionará em dias de jogos e perderá receita. É um period de atenção.”
Alberto Carneiro – Rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo
“Assim como a maioria dos franqueadores, nós da Lavasecco encontramos grande dificuldade para recrutar mão-de-obra qualificada. Mesmo assim, pretendemos contratar mais pessoas este ano e crescer cerca de 14%.”
Maria Alzira Linares- Rede de lavanderias Lavasecco