Ilustração - Blog Franchise Store

Franqueadores debatem os principais desafios e oportunidades do Franchising hoje

A importância de melhorar a produtividade das franquias foi o tema do evento realizado hoje (14/5) pelo Grupo Cherto em São Paulo. Mais de 60 franqueadores compareceram ao auditório da Livraria da Vila, no Shopping Pátio Higienópolis, para assistir à apresentação feita por Marcelo Cherto sobre as “Tendências e Pendências do Franchising para 2014”.

Cherto analisou o cenário atual do mercado de franquias, falou sobre os principais desafios e oportunidades que se impõem aos franqueadores e mostrou o que pode ser feito para driblar os entraves ao crescimento. “É preciso prestar atenção aos detalhes, fazer uma revisão de processos, de estratégia tributária e até mesmo do modelo de negócio pra que a empresa possa se tornar mais competitiva”, disse Marcelo Cherto.

Embora os franqueadores enfrentem diversas dificuldades atualmente – custos em alta, dificuldade para atrair novos franqueados,  falta de mão de obra qualificada, etc – Cherto também considera que é na crise em que nascem as oportunidades de melhorar e depurar o mercado. “Esse é um momento positivo para o Franchising, em que haverá uma depuração do mercado e os melhores sobreviverão e se fortalecerão”, diz Cherto.

Alguns franqueadores presentes ao evento listaram quais desafios enfrentam hoje e suas expectativas para 2014. Confira:

“Nossa projeção é de 25% de alta no faturamento. Porém, a conjuntura econômica não tem sido muito favorável e há muitos feriados em 2014. Se contarmos apenas os dias úteis, foi como se tivéssemos três meses de fevereiro este ano”.

Alexandre Lorenzon , da rede de locação de equipamentos para construção civil Casa do Construtor

 “Queremos crescer 40% em 2014. Mas o principal desafio do CEBRAC hoje é encontrar bons franqueados que se interessem pelo segmento de educação e pelo nosso negócio. A franquia é uma relação de parceria entre franqueado e franqueador, mas o resultado depende mais do desempenho do franqueado, por isso é importante acharmos as pessoas certas.”

Jefferson Vendrametto, da rede de cursos profissionalizantes CEBRAC

 “Em 2014, estamos vivendo um momento fraco para o varejo, em que há muita concorrência não apenas entre lojas do mesmo segmento, mas uma disputa geral pelo consumidor. Por isso, é mais difícil se sobressair nesse cenário.”

Jaime Drummond, da rede de lojas de cosméticos Mahogany

“As vendas estão em alta, mas não sabemos como será a partir de agora. Há um aumento de custos e também uma indefinição em relação ao que acontecerá durante a Copa, já que o comércio não funcionará em dias de jogos e perderá receita. É um period de atenção.”

Alberto Carneiro – Rede de cafeterias Casa do Pão de Queijo

“Assim como a maioria dos franqueadores, nós da Lavasecco encontramos grande dificuldade para recrutar mão-de-obra qualificada. Mesmo assim, pretendemos contratar mais pessoas este ano e crescer cerca de 14%.”

Maria Alzira  Linares- Rede de lavanderias Lavasecco

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::