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Fidelização de Clientes: Como franquias conquistam o consumidor?

De acordo com franqueadores de sucesso, os clientes avaliam sua satisfação de acordo com o tratamento que recebem após finalizar o serviço.  O foco no pós-vendas é o momento crucial para fidelizar um cliente.  Porém, não é uma tarefa fácil, é uma ocasião de maior fragilidade emocional do cliente, no qual ele cria um mix de sentimentos dentro de si e os empreendedores devem ter as melhores táticas possíveis para esse momento. 

 

Táticas que dão certo

Pesquisas de mercado, material de qualidade, atendimento em redes sociais, boa comunicação e conhecimento do produto são alguns fatores essenciais desse processo.

Atenção: Dar toda a atenção ao cliente é fundamental. Mostrar que ele sempre é lembrado e atender de maneira satisfatória suas solicitações. Agilidade: Muitos corretores perdem muitos negócios devido a demora no retorno das solicitações de seus clientes. O retorno deve ser imediato, pois quanto mais rápido o retorno acontece, menor é o tempo que o cliente tem para buscar outro atendimento. Conhecimento: É fundamental conhecer detalhadamente o produto que você trabalha. Isso passa total credibilidade e segurança junto ao cliente. Planejamento: tenha sempre um planejamento estratégico para tratar suas renovações com prazos de contato estabelecidos, sempre antecipe alguma possível solicitação de condição comercial. Proximidade: Seja o mais próximo possível, crie situações de conforto para o mesmo, busque sempre passar confiança e disponibilidade.

 

De mãos dadas com a tecnologia

O mercado evoluiu e os clientes acompanham esta mudança. As empresas que não se adequam ao “novo mundo digital” serão literalmente engolidas pelo mercado. A rede entende que hoje em dia, sem o auxílio da tecnologia, os resultados dificilmente irão aparecer. É o caso das redes sociais, que são hoje grandes parceiras na divulgação do trabalho e serviços dos franqueados, além da prospecção de novos clientes.

 

De olho no produto

Em algumas regiões é possível trabalhar mais determinado tipo de seguro, já que a procura é maior. O franqueado precisa estar antenado e pesquisar sempre sobre o mercado em que atua.  Cada região tem uma demanda específica e ninguém melhor do que o próprio franqueado para perceber as particularidades de cada mercado. Hoje em dia é muito simples conseguir estas informações, as próprias seguradoras oferecem pesquisas detalhadas contendo índices e gráficos de desempenho de seus produtos divididos por região.

 

Atendimento diferenciado: sucesso garantido

Receber atendimento diferenciado hoje é o que todos os clientes buscam ao procurar por algum tipo de serviço específico. Sem esse atendimento, sua empresa será só mais uma em meio à concorrência.

O cliente está cada vez mais atento, ele pesquisa, procura conhecer o que está comprando. Se você não for diferenciado perante aos demais, dificilmente o cliente irá confiar a você a importância de guardar e manter sua apólice de seguro. No cenário onde a decisão é toda do cliente, ele se depara com várias cotações, algumas com preço muito baixo, porém sem o menor valor agregado com profissionais sem capacitação e conhecimento. Em contrapartida ele se depara com uma cotação até mesmo de valor superior, porém sabe que pode confiar, e qualquer dúvida que tiver ele será bem atendido e terá toda atenção quando precisar, ou seja, a qualidade no atendimento ganha até mesmo de preço baixo. Atrelado ao atendimento está o marketing, outro chamariz utilizado pelas marcas para sobressair sobre os demais concorrentes. No entanto, esse setor deve conter profissionais gabaritados que realmente entendam o que estão fazendo, pois caso contrário todo o trabalho personalizado pode ir por água abaixo.