Ilustração - Blog Franchise Store

Expo Franchising ABF – Rio 2015 confirma interesse do empreendedor pelo sistema de franquias

O último dia da 9ª edição da Expo Franchising ABF- Rio mostrou que, mesmo com o atual cenário de incertezas na economia do País, o franchising brasileiro é pujante e atrai cada vez mais empreendedores. O evento, que é considerado uma das dez maiores feiras de franquias do mundo, foi uma realização da Associação Brasileira de Franchising Rio de Janeiro (ABF-Rio), com organização e promoção da Fagga | GL events Exhibitions.

A feira que já faz parte do calendário anual de eventos do Rio de Janeiro contou com a presença de marcas tradicionais e também de novas redes, nacionais e internacionais, que estão ingressando no mercado de franquias. “Muitas marcas estão recebendo visitantes de outros estados brasileiros. Isto sinaliza que o evento adquiriu uma abrangência maior. Percebemos também que o público que visitou a feira não está apenas curioso e sim efetivamente interessado em investir, inclusive já tendo realizado uma pesquisa prévia”, ressalta Beto Filho, presidente da ABF-Rio.

Para Rubens Slaviski, diretor de negócios da Fagga | GL events Exhibitions, a feira foi um grande sucesso: “Estávamos com grandes expectativas, mas confesso que o desenrolar da feira superou as nossas previsões. A disposição dos visitantes e a qualidade das negociações realizadas superaram nossas expectativas. Para a próxima edição da feira, já temos mais de 75% dos espaços reservados”, comemora o diretor.

A maioria dos expositores afirmou que os visitantes estão mais preparados e dispostos a investir. De acordo com Clodoaldo Nascimento, a feira superou as expectativas em virtude do momento atual da economia. “Estamos satisfeitos, pois as pessoas vieram com vontade de investir no franchising. Bons negócios serão gerados a partir desta nossa participação na feira”, avalia.

A Caixa Econômico Federal, uma das patrocinadoras da Expo Franchising ABF-Rio 2015, contou com um estande de atendimento ao público visitante. “Apresentamos aos novos empreendedores as linhas de crédito que eles podem ter acesso ao abrir o seu novo negócio”, disse Vanessa dos Santos, gerente de empresas da CEF.

O Banco Bradesco também esteve presente no evento e, de acordo com representantes do da instituição financeira, a feira foi um sucesso. Segundo eles, durante os três dias de evento foram treinadas mais de 300 pessoas e realizados bons contatos com novos franqueados.

Marcelo Farrel, diretor geral da marca Bob´s, afirmou que a participação da rede na Feira é de extrema importância. “O público pôde conhecer as oportunidades de negócios da holding em maior profundidade e, futuramente, podem se tornar franqueados de uma das marcas do grupo”.

O SEBRAE também ofereceu ao público suporte em diversas áreas como capacitação, gestão e consultoria, além de informações sobre empreendedorismo. “As pessoas estão entendendo a crise não como uma ameaça, mas como uma oportunidade para um novo negócio”, explica Marcelo Chang, analista do SEBRAE RJ.

Fórum de Franchising

Sucesso de público durante os três dias do evento, o Fórum de Franchising contou com uma grade de programação extensa para os visitantes que desejavam se preparar melhor para a escolha ou administração de seu negócio. A grade de palestras contou com alguns temas relevantes como: Mitos e Verdades do Franchising, Como se Preparar para a Gestão de um Novo Negócio, Mecanismos de Financiamento, Saiba como Escolher uma Franquia, Franquia de Serviços – uma Excelente Oportunidade, entre outros.

“Eu comprei o passaporte para vir os três dias da feira. No primeiro e segundo dias, eu visitei alguns estandes e assisti algumas palestras, que me deram ainda mais suporte para escolher a franquia ideal. Esses cursos nos ajudam bastante a adquirir um conhecimento que não vamos encontrar em outro lugar”, disse Jorge Eduardo, empresário do ramo alimentício.