Ilustração - Blog Franchise Store

Existe vida depois da demissão!

Dicas para quem está (ou pode ficar) sem emprego e pensa em comprar uma franquia

Muita gente perdeu o emprego nos últimos meses. E quem continua empregado também não se sente seguro neste momento, já que a crise econômica é grave e o futuro continua incerto.

Mas o que fazer então? Quem está desempregado deve simplesmente seguir enviando currículos e esperar algum retorno? Para quem continua no emprego, será que a única saída é aguentar a pressão cotidiana e torcer para não ser o próximo da lista de cortes?

Nos dois casos, talvez seja a hora de pensar apenas em um emprego formal e começar a buscar alternativas para sua carreira. Porque você pode não acreditar, mas existe vida depois da demissão – e a boa notícia é que ela pode ser muito melhor!

Em vez de procurar um emprego, você já pensou na possibilidade de usar o dinheiro da (eventual) rescisão para empreender? E se você investisse em uma franquia – um modelo de negócio já testado e aprovado, que tem o respaldo de uma marca e apresenta mais segurança?

Ficou animado? Então analise 3 aspectos antes de empreender: comportamental, financeiro e técnico.

Comportamento: você gostaria de estar sempre no comando?

Ser um empreendedor tem diversas vantagens. É você quem vai definir como vai trabalhar, quantas horas e em que lugar. Também só vai ter ao seu lado as pessoas que escolher. E decidirá quais tarefas deverão ser executadas, em que ordem e com que urgência. Enfim, você estará no comando – para o bem e para o mal.

Pessoas que têm dificuldade em tomar decisões ou liderar podem ter problemas ao empreender. Por outro lado, quem tem boa capacidade de gestão e planejamento tende a se sair bem. Você gostaria de estar no comando sempre? Lembre-se de que você não poderá culpar ninguém pelos problemas, mas também terá mérito por cada conquista.

Finanças: você consegue gerenciar bem o dinheiro e sobreviver a altos e baixos?

O primeiro passo é saber de quanto dinheiro você dispõe hoje – ou quanto teria caso fosse demitido. O segundo passo é saber qual seria o valor mínimo de que você precisaria para pagar as contas do mês. Feitas as contas, separe a quantia necessária para se sustentar por pelo menos 6 meses ou até o negócio atingir um ponto de equilíbrio. Descontada a verba necessária para se sustentar por pelo menos seis meses, o dinheiro que sobrar é o valor máximo a ser investido na abertura de um negócio.  Fuja dos empréstimos.

Por fim, pense: qual é a sua relação com o dinheiro? Tem controle sobre como gasta e como investe aquilo que ganha? Como você se sente ao imaginar administrando as finanças do seu negócio, mesmo que receba a ajuda de um funcionário para isso? Você teria disciplina, organização e visão estratégica para saber como e quando gastar o dinheiro dessa empresa?

Técnico: você tem consciência das suas habilidades e das suas limitações?

Falar mal do chefe é um esporte nacional. Mas e quando o chefe for você? Antes de decidir empreender, faça uma autoanálise cuidadosa. Quais são suas limitações? Seja sincero: quais são as atividades que, por mais que você se esforce, não com seguirá executar com qualidade? Fuja de negócios que exijam habilidades e competências técnicas que você não possui ou não conseguiria desenvolver. Você já começará perdendo.

E quais são as suas principais competências? Em que atividades você realmente se destaca? Qual é a sua especialidade? Ao definir em que tipo de negócio investir, é muito importante escolher algo conectado com suas principais habilidades e levar em conta seu histórico profissional. Aproveitar seu conhecimento e suas competências te deixará mais feliz e também aumentará suas chances de sucesso.

Depois de refletir sobre os aspectos acima, tenho certeza que você terá mais confiança ao pensar no empreendedorismo como uma alternativa para sua carreira. E se decidir montar um negócio, lembre-se que existem mais de 3.000 tipos de franquias no mercado, em todos os ramos de atividade e com investimentos a partir de R$10 mil.

[av_button label=’SELECIONE AQUI A FRANQUIA QUE MAIS COMBINA COM SEUS PLANOS’ link=’manually,https://franquia.com.br/encontre-sua-franquia/’ link_target=” size=’medium’ position=’left’ icon_select=’yes’ icon=’ue82b’ font=’entypo-fontello’ color=’theme-color’ custom_bg=’#444444′ custom_font=’#ffffff’]