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Euro Colchões planeja abrir 50 lojas em três anos e a ausência de estoque é um dos principais atrativos da franquia

Os colchões têm papel muito importante na vida e na qualidade da mesma. As pessoas passam cerca de 1/3 da vida dormindo, ou seja, sobre estes produtos. Eles devem ser adequados não só para o conforto, mas também para a saúde, afinal, uma noite bem dormida é fundamental para recuperar as energias. A carioca Euro Colchões, presente no mercado desde 2005, nasceu do desejo de oferecer soluções de bem-estar, conforto e saúde para contribuir cada vez mais na melhora da qualidade do sono.

Com 31 lojas no Rio de Janeiro, duas em Curitiba, no Paraná e uma em Guaratinguetá, em São Paulo, a rede tem um plano de expansão de abrir mais 50 unidades até 2019. Para isso, a marca contratou a maior empresa de consultoria em franquias da América Latina, a Cherto, para estruturar e ofertar o sistema de franquias.

A ausência de estoque é um dos principais atrativos. Uma das dificuldades de ter loja física é que o franqueado precisa investir em estoque, o que pode trazer riscos para o negócio e gastos com o espaço necessário para guardar os produtos. No caso da franquia Euro Colchões, a operação é simplifica não necessitando de estoque de colchões, boxes, criados e cabeceiras. Todos os produtos são produzidos sob demanda na fábrica própria e nos fornecedores parceiros. Além de reduzir custos, isso oferece a possibilidade de mudar a estratégia de vendas mais rapidamente, se necessário

Para uma loja de 60 m², o investimento inicial gira a partir de R$ 210 mil. Com faturamento mensal estimado de R$ 160 mil, o franqueado leva, em média, 24 meses para receber o retorno do investimento.

Para Mauricio Aballo, presidente da rede, a expectativa é abrir 50 novas lojas em três anos. “Um dos principais atrativos para se investir na franquia Euro Colchões são: baixo investimento, logística feita pelo franqueador, ausência de estoque, produtos não perecíveis, além de marcas e produtos exclusivos”, avalia.

No primeiro momento, a Euro Colchões está de olho nas cidades de Belo Horizonte (MG), Vitória (ES) e São José dos Campos (SP). “Em 2016, a Euro vai abrir mais três lojas no segundo semestre. De 2017 a 2019, a expectativa é em torno de 15 unidades por ano. Passados esses três anos, faremos um novo plano de expansão”, afirma Aballo.

Raio X:

Nome da empresa: Euro Colchões

Negócio: venda de colchões e acessórios

Investimento inicial: 210 mil

Taxa de franquia: R$ 40 mil

Instalações e equipamentos: R$2.500/m2

Capital de Giro: R$50 mil

Taxa de Royalties: 7%

Taxa de publicidade: 2%

Faturamento médio mensal: R$160 mil

Número de funcionários: 3 a 6

Área: mínima de 60m²

Tempo do retorno do investimento: 24 meses.