Ilustração - Blog Franchise Store

Espetto Carioca aposta em modelos móveis de negócios na ABF Expo Franchising Rio 2015

A rede de bares e restaurantes Espetto Carioca, conhecida pelos mais de 50 sabores de espetos, participará pela terceira vez da ABF Expo Franchising Rio 2015. A marca – que trouxe os famosos espetinhos de rua do Rio de Janeiro para uma rede de food service – contabiliza 18 unidades em operação, sendo 5 próprias e 13 franquias, em apenas cinco anos de existência. Outras novas sete lojas já estão sendo estruturadas para inauguração.

A grande aposta da rede para a feira de franquias são os modelos móveis de negócios. Para isso, um food truck será lançado na feira. Inicialmente, a rede franqueadora administrará o novo modelo de negócio que, posteriormente, estará aberto para ser comercializado por futuros interessados/franqueados. O truck participará dos principais eventos de gastronomia da cidade, revelando aos comensais mais um modelo de negócio da marca.

O modelo Espetto truck exige investimento de, no mínimo, R$ 120 mil, com retorno de 12 meses. A projeção é operar 20 trucks no primeiro ano de lançamento.

Até o final deste ano, a Zona Norte da Cidade receberá três unidades do Espetto Carioca: Cachambi (NorteShopping), Tijuca (Shopping Tijuca) e Piedade. Além disso, a rede tem projetos de expansão também para os bairros do Leblon (Zona Sul) e da Barra da Tijuca (Zona Oeste). Depois, o próximo passo será expandir para fora do Rio, principalmente para capital e interior de São Paulo. Seguindo a estratégia, a cidade de Piracicaba sediará a primeira loja, com inauguração prevista para novembro. Outra estratégia é entrar nos shopping centers das principais capitais do país.

O investimento inicial mínimo para fazer parte da rede é de R$ 120 mil (modelo quiosque), variando de acordo com o tamanho da unidade, que pode ser de 9m2 (quiosque) a 120m² (loja). Independente do investimento, o prazo de retorno médio é de até 24 meses, dependendo da operação e administração.

Para o diretor e um dos sócios fundadores da rede, Bruno Gorodicht, a diversidade de modelos de negócio e a popularidade do produto ajudam a atrair cada vez mais interessados. “Temos diferentes modelos de negócio para diferentes tipos de investimentos. O nosso produto é muito versátil e tem boa aceitação pelo público em geral. Todos esses ingredientes juntos motivam e incentivam os novos investidores”, afirma o executivo.

Início do Espetto Carioca

A marca existe desde 2010 e a primeira unidade nasceu na Barra da Tijuca, mais precisamente em um mini mall próximo a um grande condomínio residencial. “O ponto estava às moscas e moravam cerca de 20 mil pessoas nesse lugar. Quando abrimos, foi de cara um sucesso!”, relembra Leandro Souza, outro sócio fundador, que decidiu abrir o negócio depois de voltar dos EUA e apostar na ideia de empreender. O clima descontraído e animado dos bares e a qualidade da comida são a equação de sucesso para o negócio.