Ilustração - Blog Franchise Store

Especial “Dia das Mães”: Onodera, de mãe para filha

Todos nós sabemos que no mercado de empreendedorismo brasileiro um dos grandes desafios não é ter uma boa ideia e, sim, tirá-la do papel. Afinal, quando se trata de abrir um negócio, alguns empreendedores sofrem com o vilão da “falta de dinheiro”. Este foi o caso da fundadora da rede Onodera, Edna Onodera, que começou em um pequeno espaço de academia do seu marido e, hoje, comemora ao lado da sua filha e também administradora da empresa, Lucy Onodera, a construção do mais tradicional e bem-sucedido espaço feminino de estética e beleza.

Edna Onodera começou sua vida de empreendedora nos anos 70. A inspiração veio quando entrou no ar a novela Dancin Day’s, em 1978, e passou a sonhar em oferecer um espaço como o do Ary Fontoura na atração, conciliando atividades para o público feminino em um único lugar, onde a mulher poderia cuidar da beleza e da saúde”, conta. A ideia deu certo: em 1981 ela montou o primeiro espaço exclusivo para esta finalidade, em um imóvel localizado no bairro da Aclimação, em São Paulo.

O negócio cresceu e, em 1995, abriu a primeira clínica de estética, em Moema. Naquela época Edna contava com a ajuda e parceria de sua filha Lucy que, ainda pequena, participava entregando panfletos da clínica ou ajudando a mãe durante as férias.

Empolgadas com a possibilidade, mãe e filha pensaram em direcionar o negócio ao modelo de franquias. Naquela época, em 1999, era algo ainda bem novo e representava um grande desafio, mas elas acreditaram que daria certo.

No início, pretendiam abrir 10 lojas em dois anos, mas ficaram empolgadas e abriram 17.

Hoje, com 6 lojas próprias e 52 franqueadas, a Onodera está presente em 12 estados. Para garantir a qualidade, mãe e filha desenvolveram uma série de ferramentas. Quem trabalha com serviço deve ter atenção triplicada com a qualidade. Elas são muito criteriosas em relação a isso.

Segundo Lucy, desde o início elas tiveram a sorte e o prazer de trabalhar com franqueados parceiros, que as motivam e ajudam a evoluir sempre.

Para quem pensa em aderir ao modelo, a empreendedora dá a dica: é importante considerar que o controle do negócio deixa de ser absoluto, já que você passa a contar com a parceria dos franqueados, no nosso caso muito positiva. Mas, as vantagens também são muito representativas. Para a Onodera, sem dúvida valeu a pena. Hoje a rede realiza cerca de 100.000 procedimentos por mês.

Clique aqui e saiba mais sobre a Onodera