Ilustração - Blog Franchise Store

Divino Fogão estará na 4ª ABF Franchising Expo Nordeste

O Divino Fogão, rede de comida da fazenda que completou 30 anos de história em 2014 e 20 anos de sua primeira franquia, marcará presença, mais uma vez, na 4ª ABF Expo Nordeste, que acontece de 4 a 7 de novembro no Centro de Convenções Pernambuco, em Olinda. O estande do Divino Fogão será o de número 001 na rua A. “Os debates promovidos pela ABF sempre inspiram novas práticas de empreendedorismo, além de apontar as principais tendências e desafios do setor de franquias”, afirma Reinaldo Varela, presidente e fundador do Divino Fogão.

Com 171 lojas espalhadas pelo Brasil e com crescimento médio anual de 20%, a rede de restaurantes conhecida pelo sabor da fazenda abrirá novas unidades até o final do ano, o que irá ampliar o índice de crescimento em 2015 para 30%. Na região Nordeste, o Divino Fogão conta com 25 lojas.

“Nosso objetivo é reforçar os projetos de expansão da marca na região e buscar novos empreendedores interessados em investir na rede”, destaca Varela. De acordo com o fundador do Divino Fogão, o crescimento da rede se deve à qualidade da comida e do atendimento que os franqueados oferecem nas lojas, todas localizadas dentro de shopping centers. “Apostamos nesse modelo de negócios, que oferece uma maior comodidade ao cliente: segurança, infraestrutura, várias lojas e entretenimento”. 

A História

Inspirado pela infância e juventude na fazenda, Reinaldo e os primos inauguraram o primeiro restaurante em 1984 com o nome São Paulo I. Em 1988, Nani Scaburi Varela, esposa do proprietário, se uniu a ele também nos negócios e trouxe a experiência de comerciante herdada da família.  

Logo, o restaurante que trabalhava com serviço a La Carte, passou para o formato do famoso self service, priorizando o tempo dos clientes, mas com um diferencial: servir uma variedade de pratos regionais sempre fresquinhos, a qualquer hora do dia. Os empresários contam que, em apenas um dia, toda a transformação foi feita no restaurante e que o resultado no dia seguinte era uma fila que ocupava meia quadra.

Outro momento marcante para a rede foi levar este conceito para dentro de um shopping Center, sendo que o primeiro deles foi o Shopping Eldorado, em São Paulo. A fórmula foi bem sucedida e, em 1994, os empresários entraram no ramo franchising. Há 20 anos, a rede passou a se chamar Divino Fogão e representa o genuíno sabor da fazenda, com atuação apenas em shopping centers.

Livro comemorativo

Para celebrar o aniversário de 30 anos, a rede lançou o livro “Divino Fogão 30 anos: uma história de sucesso”, produzido pela Editora Lamônica.

A obra conta com depoimentos dos fundadores, dos diretores, gerentes, chefs de cozinha e sinhás que contribuíram para a construção desses 30 anos de história. O livro traz fotografias de pessoas, peças decorativas e seis receitas de cada região do país. “São receitas próprias e exclusivas que foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o gosto e o paladar brasileiro”, ressalta Nani Varela.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui:  http://www.mflip.com.br/pub/lamonica/index8/?numero=62.

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::