Ilustração - Blog Franchise Store

3 Dicas para os médicos empreendedores

Sabemos que existem médicos que não se imaginam como donos do próprio negócio, seja por desejo ou medo de encarar o desafio. Porém, muitos profissionais de Medicina têm características de empreendedores e a única coisa que precisam é colocá-las em prática.

Se você acha que essa matéria não é para você, leia até o final e depois tire suas conclusões. Quem sabe você não muda de ideia?!

 

Empreendedorismo na Saúde

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias na área de saúde tendem a ocupar mais espaço nesse mercado nos próximos trinta anos.

Mas será que você, médico empreendedor, está preparado para essa oportunidade?

Conheça as vantagens de se tornar um empreendedor:

  1. Essa é uma maneira importante de se adquirir experiência. Você também pode aprender com os erros de outros profissionais para não os cometer. E no mundo do empreendedorismo, isso é fundamental para administrar bem qualquer negócio.
  2. Todo médico é treinado para avaliar os riscos de cada ação e analisar os benefícios que podem ser conquistados. Trata-se de uma capacidade de tomar decisões baseadas em custo-benefício, essencial para quem deseja empreender.
  3. Outra habilidade do médico empreendedor é a alta capacidade de reconhecer padrões. A repetição de pontos positivos ou negativos faz com que a tomada de decisões seja feita com segurança, objetivando sempre os resultados positivos.
  4. O médico empreendedor entende que, após tomar uma decisão, precisa planejar os próximos passos e partir para a ação. É dessa maneira que o negócio evolui começa a tomar forma.
  5. Em algumas situações, o médico decide agir sem ter certeza das informações. O paciente pode omitir informações importantes, como um hábito ou medicamento que toma. E quando o assunto é empreender, essa capacidade de lidar com as incertezas é necessária.
  6. A responsabilidade é uma das maiores qualidades humanas e, no mundo dos negócios, torna-se indispensável para o médico empreendedor. Um profissional responsável jamais abandona uma tarefa porque ela é difícil.

 

O que o médico empreendedor deve saber

O primeiro desafio do médico empreendedor é a busca por mais conhecimento. Afinal, para tomar decisões com consciência e segurança, devem ser adquiridos novos conhecimentos, habilidades e competências.

DICA 1: Reserve algumas horas semanais para estudar, ver palestras e ler materiais específicos para profissionais que estão começando a trabalhar na própria empresa.

DICA 2: Aprenda também a gerenciar pessoas. São elas que formarão sua equipe e que estarão na linha de frente do atendimento dos pacientes. Isso envolve, além da contratação, treinamento e gestão de pessoas.

DICA 3: Você deve se adaptar à rotina multitarefa, aprendendo a conciliar suas diversas atribuições com o empreendedorismo.

Quer saber mais sobre negócios, empreendedorismo e investimentos na área da saúde? Acesse nosso site: https://franquia.com.br/franquia/brumed/