Ilustração - Blog Franchise Store

Depois de 60 anos, a fabricante de malas Primicia adota o sistema de franquias

Depois de passar 60 anos vendendo seus produtos em lojas multimarca, a Primicia, marca de malas e acessórios para viagens, decidiu adotar o Franchising para crescer. Antes de iniciar o processo de venda das franquias, em 2012, a empresa abriu 10 lojas próprias para testar o varejo próprio e formatou o modelo de franquia. Este ano, no primeiro semestre, inaugurou a primeira unidade franqueada na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Segundo o Diretor Superintendente da Empresa, Roberto Postel, a Primicia dá um grande salto em sua história e o ano de 2013 é um marco para o setor com a chegada de lojas da marca aos shoppings de todo o país. “Como viemos da indústria, não poderíamos lançar franquias sem antes testar nosso próprio varejo junto ao consumidor final, por isso a abertura de 10 lojas próprias e 1 franquia, cujos proprietários são executivos da empresa, tínhamos que fazer isso antes de oferecer nosso negócio para futuros investidores no país”, explica Postel.

 As lojas são amplas – cerca de 80m² – onde o mix, composto de aproximadamente 1.000 produtos, é distribuído uniformemente entre as linhas Viagem (malas, sacolas, frasqueiras e acessórios), Executiva (pastas, mochilas e maletas), Escolar (mochilas, mochilas com carrinho, lancheiras e garrafas), Esportiva (mochilas e sacolas), Feminina (bolsas e carteiras) e Couro (pastas, bolsas e carteiras).

 O investimento total para uma franquia da PRIMICIA é de R$ 395 mil, já incluída a Taxa de Franquia, que é de R$ 40 mil. Cada loja está programada para um atendimento de cerca de 800 clientes ao mês e faturamento médio mensal de R$ 120 mil, com uma rentabilidade que fica entre 10 e 14% para os franqueados.

 Como estratégia inicial de expansão, a empresa escolheu prioritariamente as localidades que não possuem um volume expressivo de venda em canais multimarcas. As franquias serão, portanto, instaladas em algumas cidades das Regiões Sul, Centro-Oeste, Interior de São Paulo e Triângulo Mineiro.  A meta da Primicia para este ano é a abertura de mais 5 lojas e, para 2014, pretende abrir mais 21 unidades, todas franquias.

 

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::