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Dando um novo fôlego para o seu negócio

 

O segmento de franquia é muito conhecido por empreendedores que querem abrir seu primeiro negócio, ou por empresários que pretendem diversificar sua atuação e abrem uma franquia do zero.

O que poucos sabem é que cresce a cada dia o número de negócios independentes que se juntam a uma rede de franquias já existente –normalmente, mais conhecida e com várias unidades–, passando a adotar sua marca e processos. São as chamadas franquias de conversão.

Esse modelo tem sido utilizado em vários mercados: óticas, farmácias, supermercados, escolas de idiomas, cursos técnicos, dentre outros.

As vantagens de converter seu negócio aderindo a uma rede de franquias são inúmeras. Dentre elas, podemos destacar:

Compras com melhores condições

À medida que você faz parte de uma rede, o seu poder de compra não é mais de um, e sim proporcional ao número de unidades que a sua marca possui no mercado.

Portanto, o ganho de escala está ligado diretamente às vantagens de preço que se ganha ao aumentar muito o volume de compra de um determinado produto ou serviço.

Acesso a sistemas de gestão

Toda rede de franquia atua com um sistema de gestão, tanto de vendas como de apoio, que ajuda muito o empresário no controle de vendas e estoque, do fluxo de caixa e do financeiro do negócio.

Com base nos números médios da rede, é possível ver o quanto o negócio vai bem, ou o quanto precisa melhorar. Quando se atua de forma independente, não existem esses parâmetros de desempenho e, muitas vezes, você só irá perceber que está com problemas quando já estiver no vermelho.

Campanhas de marketing

O empreendedor que possui um único negócio raramente terá condições de fazer grandes investimentos na área de marketing, em função da limitação da verba individual do seu negócio.

Ao fazer parte de uma rede de franquia, no entanto, a verba individual de cada unidade é somada em um fundo único, tornando-se um valor bem mais expressivo. Com essa verba cooperada, é possível realizar ações mais ousadas, com maior abrangência e em frequências muito maiores.

Uma marca de rede pode vir a se tornar muito conhecida em um espaço de tempo muito menor, em função da agressividade que uma verba robusta de marketing possibilita a curto, médio e longo prazo.

Remodelagem visual do negócio

Para fazer parte de uma rede, o emprendedor deverá adequar o espaço físico de sua loja ao layout utilizado pela marca, desde a fachada até o espaço interno.

Isso o atualizará com o que há de mais moderno e eficiente no segmento, pois é papel do franqueador olhar continuamente para as tendências de mercado e para o que o consumidor espera na hora de adquirir esse produto ou serviço no ponto de venda –o chamado momento mágico da experiência de compra.

Treinamento

Tanto o empreendedor quanto seus funcionários terão acesso a treinamentos nas mais diversas áreas do negócio, para que seu desempenho melhore e sua equipe trabalhe de forma mais motivada e preparada para atingir metas.

Com uma estrutura maior, um franqueador pode contar com especialistas de cada área em sua equipe, colocando à disposição dos seus franqueados esses recursos durante o dia a dia da operação.

Existem, também, os momentos de encontros de franqueados com seus franqueadores, onde a troca de experiências é bastante rica e serve de modelo e aprendizado para os demais. Ou seja, a troca de conhecimentos faz com que todos aprendam uns com os outros.

Essas são algumas das vantagens que, de cara, um empreendedor passa a ter acesso quando se converte para uma rede de franquias.

O resultado prático disso é que, além do aumento no faturamento e no resultado do negócio, surgem ainda ganhos menos mensuráveis, porém fundamentais para qualquer empreendedor que deseja continuar a crescer e expandir seu negócio.

Uma injeção de "vida" e "energia" no seu espírito empreendedor por meio do acesso a ferramentas e informações que estavam muito distantes de sua antiga realidade.

Lembre-se: um franqueado é também um empreendedor, pois continua sendo responsável pelo seu negócio. Ele só troca a solidão de, muitas vezes, ter que decidir tudo sozinho, para compartilhar e crescer em rede.

 

Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias" * Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias" 

Fonte: UOL