Ilustração - Blog Franchise Store

Custos ocultos de uma franquia

Em muitos casos, alguns custos de franquias não são bem explicitados quando se analisa a viabilidade ou não de se montar o negócio, o que deixa muita gente assustada, ou então, por que não dizer iludida com a proposta. Estes custos de nada diferem dos que você incorreria se fosse montar um negócio fora do modelo de franchising. De qualquer forma, é extremamente importante você conhecer os custos ocultos de uma franquia, para não acabar comprando gato por lebre.

 

Taxas cobradas pela franquia

O primeiro dos nossos custos ocultos de uma franquia, ironicamente são as próprias taxas cobradas pela franquia, que nem sempre estão muito claras na hora em que você é apresentado ao negócio. Para não entrar em uma fria, pesquise e questione o franqueador o quanto for necessário para saber exatamente as variáveis de custo da aquisição da franquia.

 

Custo de aquisição ou locação do ponto comercial

A primeira preocupação que você deve ter em relação aos custos ocultos de uma franquia é em relação às despesas com o ponto comercial, seja ele próprio ou alugado. Principalmente no caso dos shoppings centers, algumas vezes o aluguel é calculado sobre o faturamento da loja, sendo garantido um mínimo para o locador.

Além desta despesa você terá também os custos de condomínio, IPTU, taxa de incêndio, taxas referentes à regularização do negócio, como alvará e outras, além de outras despesas como seguros e outras que são necessárias para manutenção da sua franquia. No caso dos shoppings você também deverá se informar sobre os valores do 13º aluguel e taxas cobradas em datas comemorativas como dia das mães, natal e outras. Procure saber também de que forma essas taxas são cobradas para poder estruturar seu fluxo de caixa para se adequar a essas obrigações.

 

Custos administrativos

Em alguns modelos de negócio, é necessário um back office para administrar as questões burocráticas da franquia. Isso exige um investimento em espaçi, pessoas e equipamentos, que precisam ser igualmente avaliados. Além dessa questão administrativa, você também irá precisar pagar despachantes advogados e um contador para cuidar das suas contas e tributos. Esse é outro dos custos ocultos de uma franquia que muita gente esquece de avaliar.

 

Equipamentos e sistemas gerenciais

Em um ambiente negocial cada vez mais conectado, você certamente precisará adquirir licenças de softwares de gestão, que em muitos casos além do valor inicial de aquisição, cobram também um valor mensal para atualização e manutenção do sistema. Além desse custo, se você for trabalhar com cartões de crédito, terá que adquirir ou locar o equipamento para isso, dependendo da operadora. Para você não lidar com surpresas, esse é um custo que precisa ser bem definido, precisar realizar um trabalho com a nota fiscal eletrônica, o que trará mais custos de sistema, ativação e manutenção.

 

Avalie o capital de giro necessário

Todo negócio exige um prazo de maturação e suas despesas iniciais não serão imediatamente cobertas pelo negócio. Avaliar bem o capital de giro necessário para a operação é essencial. Com inflação e juros dos dias de hoje, sem esse calculo bem realizado, o banco se tornará sócio do seu negócio e você trabalhará para pagar juros.

 

Formação de estoque inicial

O franchising brasileiro é baseado na venda de produtos, onde os franqueadores atuam como atacadistas e os franqueados como meras revendas de seus produtos, e em muitas vezes, em um ambiente bastante competitivo, pois não existe exclusividade. Nesse modelo, o franqueado recebe uma taxa sobre o valor das mercadorias, e em muitos casos, você é precisa comprar um valor x por mês, independentemente de estar vendendo ou não. Verifique sempre a margem lucro que você terá em cada venda e o grau de competição que irá encontrar.

 

Capacitação de pessoal

O treinamento da equipe, está ou deveria estar incluído na taxa de franquia, mas despesas acessórias como viagem para treinamento, hospedagem e refeições não estão, portanto calcule isso também. Além do treinamento focado na atividade fim do negócio, por vezes você também precisará investir em treinamentos acessórios como cursos de capacitação nas áreas de informática e outras.

 

Manutenção e atualização da loja

As franquias exigem que ao final de cada período de contrato, a loja passe por um processo de revitalização e adequação da identidade visual da franquia. Essa obrigação contratual gera praticamente um novo ”custo de instalação”, e por isso, você deve ficar atento a esse ponto também. Verifiquei também a existência de taxas adicionais de marketing, geralmente cobradas para reformulação de vitrines e material de divulgação, principalmente quando há uma mudança no foco das ações de marketing como nas datas comemorativas.

Agora que você já tem um bom número de alertas sobre quais são os custos ocultos de uma franquia, revise sua análise antes de fechar qualquer negócio.

 

Confira também: Mitos e Verdades sobre franquias