Ilustração - Blog Franchise Store

Cresce faturamento do setor de franquias no primeiro trimestre de 2018

A receita do setor de franquias registrou um crescimento de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 36 bilhões para R$ 38 bilhões.

 

O estudo foi realizado pela ABF- Associação Brasileira de Franchising que considerou os últimos 12 meses, registrando um crescimento de 7% (variação de R$ 154 bilhões para R$ 165 bilhões). A ABF apontou também um crescimento de 6,6% no segmento de franquias de alimentação e segundo o ranking das 50 maiores franquias no Brasil, há anos este segmento mantém um número extremamente alto comparado aos outros ramos.

ABF apontou que no primeiro trismestre deste ano, a receita do setor de franquias registrou um crescimento nominal de 5,1% em relação ao mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 36,890 bilhões R$ 38,762 bilhões. Considerando-se os últimos 12 meses, o crescimento foi de 7%.

“Frente ao atual cenário da economia brasileira, consideramos este desempenho positivo, pois foi registrado em um período de inflação muito baixa – ao contrário do primeiro trimestre de 2017 – e de início da recuperação de uma das mais longas crises que o País já viveu. O mercado de franquias continua a investir na eficiência de suas operações, no desenvolvimento de formatos mais enxutos e na busca de novos mercados, canais de venda e públicos como forma de manter seu desenvolvimento. A inovação, especialmente a incremental, também tem um papel importante e tende a se fazer mais presente nos próximos anos”, afirma Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF.

Segundo Reinaldo Zanon, CEO do Grupo Zanon – Holding de franquias, que é detentor de várias marcas em diversos segmentos, afirma que o setor de alimentação registrou um aumento de receita em ritmo constante, devido ao hábito do brasileiro de se alimentar fora.

Em meio a tantas possibilidades de empreender, como bares, restaurantes e outros modelos dentro do ramo de alimentação, Reinaldo fala um pouco a respeito de uma das marcas do Grupo Zanon, a franquia Los Mex – a maior rede de comida mexicana do Brasil: “Com a Los Mex tivemos como intuito criar várias modalidades de franquias para adequar aos diferentes perfis de empreendedores. Com investimento a partir R$ 80 mil reais, temos o Modelo de Food-Truck, onde o franqueado pode se deslocar para onde existe o movimento, por exemplo, porta de faculdade, shows e se quiser até passar uma temporada na praia. Temos os Containers, um sistema enxuto onde o franqueado pode se instalar em um Food-Park, o que está em grande crescimento, o modelo Express para shoppings e também o modelo Standard que acomoda em torno de 100 pessoas.”

O restaurante adaptou seus pratos para o paladar brasileiro e faz sucesso no mercado. Foi premiado diversas vezes, com selos como o de Ouro, Diamante e a Medalha de Honra ao Mérito da Academia Brasileira, sendo posicionado no ranking das 100 melhores gastronomias do Brasil.

 

Fonte: Exame