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      Perguntas Frequentes

      Investir em franquias traz uma série de vantagens e benefícios, que podem variar entre diferentes modelos de negócio, entretanto podemos citar como padrão, que empreender com uma franquia é investir em um formato de negócios já testado e validado com riscos minimizados, além de contar com a transferência de know-how, melhores práticas e suporte na área comercial, marketing e operacional.

      De forma geral o sistema de franchising não exige experiência prévia no setor pretendido para empreender com a franquia escolhida (*com exceções para os casos em que o trabalho técnico exige qualificação)! Já que justamente o suporte fornecido ao franqueado, através de treinamentos, manuais e consultoria constante, é um dos diferenciais que o modelo de franchising possui frente aos demais! Porém, é importante para o futuro empreendedor ter ao menos uma identificação com o setor de atuação pretendido!

      Como regra base, sim é preciso ter disponibilidade de capital para cobrir os investimentos no modelo de franquias escolhido! Entretanto, cada franqueadora adota suas próprias políticas, podendo aceitar apenas capital próprio e com liquidez imediata ou bens tangíveis e linhas de crédito particulares, ou específicas destinadas para franquias.

      O franqueado é o responsável pelos resultados da franquia sejam eles positivos ou negativos. Deve seguir os padrões estéticos e de qualidade definidos pela franqueadora, bem como reinvestir no negócio sempre que necessário. Gerenciar e remunerar sua equipe, assegurando que o atendimento esteja sempre dentro dos padrões ideais. Manter os pagamentos da remuneração ao franqueador através do sistema de royalties ou similar em dia, bem como as demais taxas vigentes em contrato. Comercializar apenas os produtos ou serviços da marca franqueada, ou de parceiros homologados. Fornecer acesso irrestrito às informações da unidade franqueada para a franqueadora, visando o acompanhamento e melhoria constante do modelo de negócios.

      O franqueado deverá parar os royalties, que nada mais é que uma porcentagem determinada pela franqueadora pelo direito de uso, exploração e comercialização de um bem ou serviço. A marca também pode cobrar um valor específico ou portagem referente ao fundo de propaganda. Esta porcentagem pode ser retirada do faturamento bruto ou das compras.

      A franqueadora fornece treinamento para a primeira equipe da franquia, o treinamento e acompanhamento contínuo do franqueado durante todo o período de contrato. Em alguns casos, auxilia na contratação da equipe.

      A franqueadora fornece o raio de atuação que o franqueado poderá atuar.

      As marcas fornecem preferência, não a exclusividade. Ao surgir a oportunidade de atuação em uma área próxima à cidade em que o franqueado atua, a franqueadora oferece a operação ao franqueado mais próximo. Caso ele não queira seguir, a praça e aberta para outros candidatos que não seja da rede.