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Como tornar sua franquia conhecida no mercado

Tornar sua franquia conhecida no mercado não acontece de uma hora para outra. Porém, é a chave para impulsionar a expansão da rede e se tornar uma rede consolidada na visão de clientes.

 

O primeiro passo para ter uma franquia conhecida no mercado é construir uma marca sólida. A padronização é um dos elementos mais importantes no universo do franchising e é preciso começar a aplicá-la desde o princípio para ter, de fato, uma expansão bem sucedida – quanto mais consistente for a sua marca, mais chances você tem de ganhar um espaço na memória de consumidores e potenciais franqueados

O franchising é um universo particular e é preciso pensar em maneiras de se fazer presente nos lugares certos – ter uma marca conhecida e adorada pelo público consumidor não quer dizer necessariamente que a sua franquia vai ser conhecida. Não basta pensar em ações para promover a marca como um todo; deve-se pensar também em métodos específicos para se promover como franquia.

 

Site da franquia

Independente das outras formas de divulgação, o site da marca sempre vai ser um ponto de referência. Portanto, é preciso caprichar na construção da página, fazendo com que ela seja eficiente e funcional.

A primeira coisa a fazer é disponibilizar informações sobre a franquia. Há quem use a falta de informações como estratégia, na tentativa de que a pessoa entre em contato para saber mais. Divulgar informações como modelos de franquia disponíveis, faixa de investimento, perfil de candidato buscado e outros dados que ajudem a contextualizar a marca ajudam não só a despertar o interesse dos visitantes mas, também, a posicionar a franquia e a fazer com que candidatos mais qualificados cheguem até você.

O site da franquia apresenta formas de contato com a empresa e meios de captação de leads – como, por exemplo, um formulário para que interessados baixem uma apresentação sobre a franquia, recebam mais informações ou um contato direto da equipe de expansão.

 

Posicionamento nas buscas

A primeira parada de muita gente é o Google. Aparecer em destaque nos resultados das buscas do Google é, então, uma forma poderosa de tornar sua franquia conhecida. Para isso, você tem diferentes caminhos a seguir.

Uma maneira é investir em anúncios. Com orçamentos flexíveis, é possível criar campanhas de links patrocinados no Google Adwords e pagar para que o seu site seja o primeiro a aparecer quando alguém pesquisar por determinada palavra-chave. No sistema, paga-se por cliques no anúncio e os valores variam conforme o termo de busca escolhido. Os anúncios aparecem no topo dos resultados, o que aumenta a chance de visitas no site.

Outro caminho possível é posicionar o site de forma orgânica, fazendo com que ele apareça entre os primeiros resultados sem investir em campanhas pagas. Para isso, é preciso aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução livre, otimização para ferramentas de busca), como boa aplicação de palavras-chave, publicação de conteúdo e bom uso de links. Tudo isso para que o Google identifique sua página como relevante. É um processo que não acontece de uma hora para outro, mas os esforços prometem boas recompensas.

 

Redes sociais

Estar inserido nas redes sociais pode ser uma excelente maneira de tornar sua franquia conhecida – afinal, é uma forma de estar mais próximo do seu público, estabelecendo um canal direto de comunicação.

Não é simplesmente sair fazendo uma conta em cada uma das principais redes sociais, mas sim estar naquelas que são realmente relevantes para o seu negócio e mantê-las sempre atualizadas e funcionando.

O Facebook é uma das melhores opções atualmente. Criar uma página no Facebook para a sua marca e falar das franquias nela é uma boa forma de fazer com que mais pessoas conheçam seus planos de expansão. Com os anúncios pagos da plataforma e impulsionamento de publicações é possível atingir não só aqueles que já seguem a página, mas também pessoas que tenham interesses específicos em franquias, por exemplo.

É possível marcar presença ainda em redes como o Instagram, Linkedin, Twitter e Pinterest, desde que elas façam sentido para a estratégia. Lembre-se que a ideia é atingir pessoas interessadas no mercado de franquias e não apenas divulgar sua marca para consumidores em geral.

 

Portais especializados

Quando falamos em atingir o público interessado em franchising diretamente, os portais especializados em franquias aparecem como a melhor opção. Aparecendo nesses sites, sua franquia vai ficar conhecida no mercado que realmente te interessa, uma vez que o público dos portais é formado majoritariamente por quem busca saber mais sobre esse universo.

Além de serem canais que acertam o melhor público, os portais ainda trazem a vantagem de apresentar a sua franquia de um outro ponto de vista, o que dá mais credibilidade a seu negócio – afinal, não vai ser só a sua própria empresa falando dela mesma.

Para acertar nessa forma de divulgação, é imprescindível estar em portais sérios, que tragam conteúdo de qualidade e informações confiáveis. Assim, você alia sua marca apenas a canais que realmente agregam credibilidade e têm um bom posicionamento junto ao público.

Conheça as opções do portal Franchise Store aqui.

 

Além da internet

Embora investir em estratégias de divulgação online seja mais simples e barato, além de muito efetivo, a internet não é a única forma de tornar sua franquia conhecida no mercado. Canais de divulgação offline podem ser alternativas bastante úteis, dependendo da sua estratégia.

As feiras e eventos do setor são uma das principais formas de tornar uma marca conhecida no franchising fora das ações digitais. Nesses locais, é possível atingir um público altamente qualificado e criar conexões não só com franqueados em potencial, mas também com outras franquias e fornecedores do ramo.