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Como saber se uma franquia é lucrativa?

Na hora de escolher uma franquia, existem diversos aspectos que o empreendedor deve considerar para garantir que está fazendo a escolha certa. Além de avaliar o suporte dado pela rede, as condições para se tornar um franqueado e, claro, o investimento para adquirir a unidade, é necessário que o interessado tenha uma ideia também se a franquia será lucrativa. Mas como ter certeza disso?

 

Lucratividade e prazo de retorno

Franquias, normalmente, demoram um tempo para faturar o investimento que foi feito inicialmente, toda franquia tem um prazo de retorno.  Se o prazo médio de retorno é curto, as chances de recuperar o dinheiro rápido são altas, enquanto em prazos mais longos, é necessário que o franqueado esteja preparado para ficar um bom tempo sem lucro. Assim, se o prazo médio para retorno de uma franquia é de seis meses, é bem provável que a maioria dos franqueados conseguiu faturar o valor que investiram, mais ou menos, nesse período.

É claro que o prazo médio não é uma regra e pode ser que o empreendedor consiga reaver o valor aplicado em mais ou menos tempo, mas ele serve como um guia para o franqueado possa se preparar. Isso porque a franquia pode faturar o suficiente para pagar custos operacionais, como aluguel, salário dos colaboradores e insumos, não gerando nenhum lucro para franqueado. Mas, ter um prazo curto ou longo de retorno não quer dizer, necessariamente que a franquia é ou não lucrativa. Existem outros fatores que o candidato a franqueado precisa avaliar e é importante dizer que dificilmente será possível encontrar um negócio com uma lucratividade 100% garantida. O que o interessado deve fazer é estudar alguns fatores, criar estratégias e tirar suas próprias conclusões.

 

Analise os números

As propostas das franquias contém alguns dados importantes, como faturamento médio, taxa de franquia, royalties e taxa de publicidade, e esses valores já podem te ajudar a ter uma ideia dos custos e da receita que sua franquia pode gerar. Mas o franqueado não deve parar por aí. O ideal é destrinchar a operação da franquia e buscar outros números que te ajudem a formar o custo total e ter uma ideia melhor da lucratividade do negócio.

Entender qual o custo de implantação da estrutura da franquia é essencial nesse momento de análise. Valores como aluguel, IPTU, custos de mão de obra e outras despesas podem variar dependendo da localização da franquia, e o franqueado precisa confirmar se as projeções da franqueadora estão de acordo com a região onde ele pretende abrir o negócio. Antes de assinar o contrato e se tornar um franqueado, é imprescindível que você tenha uma boa ideia de todo dinheiro que vai gastar e que a rede tenha um plano para te dar suporte na tarefa de recuperar esse dinheiro.Não hesite em perguntar e pesquisar e tire todas as suas dúvidas antes de abrir sua franquia.

 

Escute outros franqueados

Chega a hora de descobrir se os números são realmente verdadeiros no dia a dia do negócio. Para isso, nada melhor do que visitar outros franqueados. Não é raro que interessados em adquirir uma franquia procurem outros franqueados para entender se as promessas feitas pela franqueadora, de fato, se cumprem, e essa é uma ótima estratégia.

A conversa com o franqueado é fundamental para entender a dinâmica do trabalho dele, ouvir suas impressões e conhecer o perfil desse profissional, afim de saber se você se identifica de alguma forma. Esse é o momento ideal para tirar dúvidas e falar sobre vários aspectos, como o suporte oferecido pela marca, o apoio no treinamento dos funcionários, auxílio na compra de materiais e, também, sobre os aspectos relacionados à lucratividade. Tente ter uma conversa franca sobre os custos e o retorno do investimento e perceba como o franqueado percebe a questão da lucratividade no negócio.

 

Acompanhe o mercado

O negócio lucrativo hoje pode começar a dar prejuízo daqui há dias ou meses por vários fatores. Má administração, mudando de processos ou o mercado deixou de favorecer o negócio. Muitas empresas que apostaram em produtos ”da moda”, por exemplo, da mesma forma que tiveram um bom crescimento nos primeiros meses, foram totalmente esquecidas pelo público e acabaram fechando. O ideal para evitar essa situação é passar algum tempo estudando o segmento no qual você pretende entrar e entender as variações e tendências que estão relacionadas a ele.

A aquisição da franquia não pode ser feita por impulso e baseada em informações do mercado, tem que ser feita uma boa análise e comparação do mercado, o que pode ser um grande diferencial na hora de decidir investir em uma franquia. Um caso já clássico no mundo do franchising é o das paletas mexicanas, que se tornaram um sucesso há alguns anos e rapidamente atraíram investidores, empreendedores e franqueados. Porém, poucos meses depois da moda dessas franquias, o picolé recheado foi perdendo a sua popularidade com o público e saiu de moda, sendo que hoje pouco se fala das paletas mexicanas. Muitas das empresas que não conseguiram se reinventar e agregaram outros itens no seu portfólio de produtos, como outros tipos de sorvetes, drinks e doces, acabaram encerrando as atividades prematuramente. Para fugir de situações como essa, garanta que a franquia que você está analisando tenha opções para gerenciar crises e garantir a lucratividade mesmo se houverem flutuações de mercado.

 

Crie suas estratégias

Por mais que uma franquia tenha tido resultados positivos, é impossível garantir que todos os franqueados terão resultados iguais. Ao adquirir uma franquia, você não pode esquecer que, apesar do respaldo e suporte da marca, o negócio está nas suas mãos. A dedicação, trabalho e modo de gestão do novo franqueado serão fundamentais para o sucesso da unidade, e podem influenciar diretamente nos resultados obtidos, inclusive na lucratividade.

A escolha do ponto comercial, a contratação dos funcionários e a forma como faz gestão do dia a dia da empresa são fatores que, normalmente, dão ao franqueado um grande poder de decisão sobre o negócio. Não instruir adequadamente a equipe e deixar de acompanhar o seu desempenho pode resultar em um atendimento ruim, o que afasta novos consumidores, diminui as vendas e, consequentemente, reduz a sua lucratividade. Por isso, é importante que o franqueado saiba que uma franquia lucrativa não depende apenas das condições e suporte oferecidos pela rede, mas também do seu próprio trabalho e dedicação ao negócio.

 
Veja também: Como o Whatsapp pode ajudar a sua franquia.
Fonte: Guia Franquias de Sucesso