Na hora de investir em uma franquia existe a preocupação coma busca da melhor atividade, seja franquia ou negócio próprio, a busca do local adequado para a implantação do negócio, contudo, muitos se esquecem de fazer a negociação adequada do ponto comercial.
Existem muitos cuidados que o franqueado deve ter, porém, mesmo que tais cuidados sejam adotados, não é possível uma garantia de que o negócio terá o sucesso desejado.
Um dos primeiros cuidados é a busca de um ponto em local adequado, e com as características necessárias. Normalmente a busca do ponto cabe ao franqueado, até porque, ele que conhece e/ou reside na região onde pretende implantar a loja, e por isso, conhece melhor a região, o poder aquisitivo da população, a aceitação do produto ou serviço pela população da região, entre outros.
Em se tratando de uma operação de franquia, normalmente as franqueadoras apresentam aos seus franqueados as características necessárias para o estabelecimento comercial (como por exemplo, a necessidade de vagas para estacionamento de veículos, local para carga e descarga, tamanho da frente, se o local é atendido por transporte coletivo – ônibus ou metrô, a localização, o tamanho e outros), sendo que em alguns casos, pode inclusive haver auxílio na busca desse ponto.
Escolhido o ponto, deve ser iniciada a negociação junto ao proprietário do imóvel. Destacamos aqui pontos fundamentais para essa negociação:
Não existe garantia para a escolha correta do ponto comercial, afinal, ainda que se trate de um ponto perfeito, uma série de fatores podem ocorrer ao longo da operação da loja que podem afetar o fluxo de consumidores, entre outros. Contudo, se não houver um processo adequado no momento da escolha e contratação, as chances de erro no momento da escolha serão elevadíssimas.