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Como evitar problemas na padronização de uma franquia

O sistema e padronização de processos é a raiz de uma franquia. Através dele que é garantido o controle de qualidade nas unidades da empresa, mesmo que estejam distantes. A padronização de produção, de entrega de serviços, de atendimento, bem como de ponto de venda e de imagem de marca, é importante para o reconhecimento da qualidade da empresa por todos os públicos. Sem padronização, uma série de problemas pode aparecer: desde a perda de qualidade dos produtos, ao consequente avanço de velhos e novos concorrentes que possam oferecer realmente, o melhor produto para os consumidores.

Separamos cinco dicas para a padronização de uma rede de franquias seja eficiente.

1)    Proporcionando o melhor treinamento possível para futuros franqueados
Após selecionar os candidatos que mais fecham com o perfil da rede, a empresa deve se preocupar em proporcionar um programa excelente de treinamento para os futuros franqueados. Essa parte inicial é essencial para que o funcionamento das novas unidades de franquia seja desde sempre no mesmo nível das unidades mais velhas, a fim de que o controle de qualidade realmente exista – e que os clientes possam consumir os produtos e serviços que tanto confiam também nas novas lojas. Os franqueados gerenciam as unidades, supervisionam o trabalho dos funcionários e avaliam o que precisa ser melhorado. Para isso, o programa de treinamento deve ser um momento rico de aprendizado. Consultorias de treinamento podem ser bastante úteis nesse processo. Sistemas de bancos de dados também são muito funcionais para armazenamento de conteúdos que podem ser visualizados a qualquer hora e lugar, sendo acessíveis nos momentos mais cruciais.

2)    Participação presente da franqueadora – oferecendo suporte, esclarecendo questões
A franqueadora deve estar de olho em todas as suas unidades de franquia – mas não apenas para supervisionar, de vez em quando, a efetividade dos franqueados e funcionários. A atividade da franqueadora vai além do trabalho de seus gerentes e consultores. Ela deve estar disposta a atender as questões das unidades e a resolver todos os problemas que possam aparecer. Oferecer suporte aos franqueados é possivelmente uma das partes mais indispensáveis na gestão de uma rede de franquias, afinal de contas, ninguém nasce sabendo e os franqueados, em seus primeiros meses de trabalho principalmente, precisarão de muita ajuda. Assim, a qualidade das unidades é mantida até em momentos de crise. A franqueadora também deixa seus franqueados e funcionários sempre a par do que está acontecendo na empresa, principalmente em relação a mudanças de produção e no ambiente de trabalho. Para isso, campanhas de endomarketing sempre são bastante eficientes na disseminação de ideias dentro de uma empresa, a fim de que as melhorias sejam feitas.

 3)    Analisando e qualificando fornecedores
Esta parte diz muito a respeito do produto em si que a rede de franquias oferece. Todo produto precisa de uma matéria prima para ser produzido, certo? Então, em uma rede de franquias, com suas muitas unidades de produção, é fundamental que a matéria prima para a elaboração dos produtos seja da mesma qualidade em todas as lojas. Para isso, deve existir um controle rigoroso dos fornecedores escolhidos. É importante que a franqueadora tenha o papel de analisar a qualidade dos fornecedores periodicamente: tanto em relação à matéria prima em si, quanto a prazos e logísticas de entrega. A partir dessa análise, a qualificação de fornecedores já contratados, ou a contratação de fornecedores melhores, pode vir à tona. A comunicação entre a franqueadora e os fornecedores faz toda a diferença.

4) Preocupação estética: design das unidades, atendimento dos funcionários
Um dos primeiros contatos que os clientes terão com marca é a identidade visual: o impacto que a loja proporcionará em sua estrutura. Da mesma forma, um bom atendimento também traz uma imagem muito positiva para a empresa, afinal, todo cliente gosta de se sentir bem acolhido. No franchising, é essencial que as unidades de uma rede sigam um padrão estético, que sirva tanto como reconhecimento da marca, quanto como indicativo de que sua qualidade é a mesma em todos os lugares. Por isso, durante a instalação de novas lojas, esse cuidado deve ser especial. Um ambiente confortável e bacana é mais um convidativo para novos clientes, também. E, a respeito do atendimento dos funcionários, um diferencial é o seu treinamento, a fim de que aprendam como a marca busca humanizar sua imagem na relação com os clientes. Você já se sentiu super bem atendido em determinados restaurantes de franquias, por exemplo? Pois então: normalmente esses locais têm o costume de prepararem seu corpo de funcionários para proporcionarem a melhor experiência possível para todos os consumidores. Isso está diretamente associado ao controle de qualidade.

5) Uma comunicação interna bem estruturada resolve (quase) todos os problemas
Independentemente da situação, nada se resolve sem comunicação. No franchising, várias partes devem estar interligadas para que a sinergia da empresa não falhe e, para isso, canais eficientes de comunicação devem fazer parte da empresa. Não apenas eficientes: acessíveis, fluidos, democráticos. De nada adianta só a franqueadora ter acesso as funções de tais sistemas. Os canais de comunicação devem ser úteis para que os franqueados e os funcionários reportem questões a serem resolvidas, bem como insatisfações e todo tipo de análise dos consumidores. Isso, além de facilitar a resolução de problemas, pode auxiliar na pesquisa da empresa para novas maneiras de se pensar em produção, visando sempre a evolução da marca. Sendo assim, fique de olho nisso. Não existe padronização sem troca de informações.