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Como a Copa do Mundo pode ajudar a sua franquia

A Copa do Mundo não é um evento apenas para quem gosta de futebol, é também um momento para quem gosta de vender.

 

A Copa do Mundo está chegando e com ela uma grande movimentação no mercado esta pela frente. Diversos segmentos do mercado podem aproveitar esse momento para potencializar as vendas, inclusive o setor de franquias. As marcas mais preparadas se planejam com antecedência para trazer ações e estratégias que ajudem a impulsionar vendas e garantir o movimento durante os dias de jogo.

A ABF tem previsões positivas, de acordo com a instituição, o faturamento de franquias deve crescer até 10% neste ano e o mundial de futebol pode somar bons resultados nesce cenário promissor.

“A Copa é um verdadeiro alavancador de vendas para muitos segmentos do varejo. É preciso se programar com antecedência para criar produtos sazonais voltados para esse grande evento que mobiliza todas as classes sociais e até pessoas que não gostam de futebol”, diz Roberto Vautier, especialista em varejo da AGR Consultores.

A franqueadora deve ter um plano de ação para levar as campanhas às unidades, assim como franqueados deve estar atentos na hora de implantar ações.

 

Encontre a oportunidade no seu segmento

Nem todos os setores conseguem se beneficiar do evento, porém alguns para alguns setores, é a chance de lucrar mais que o usual. Um dos mercados que apresenta boas oportunidades é o de bares e restaurantes. Segundo a ABF, o setor de bares e restaurantes faturou 11 bilhões de reais durante o mundial de 2014, registrando uma alta de 20% em relação ao ano anterior.

Considerando que a copa não será sediada no Brasil, esse mercado ainda pode gerar aumento de vendas. “Franquias de bares, choperias e cervejarias, por exemplo, podem criar pacotes especiais e até promoções para quem quiser assistir os jogos no estabelecimento”, sugere Vautier. Realizar eventos e promoções para os dias dos jogos é uma boa estratégia para esse momento.

Outro setor que pode se dar bem na copa é o de varejo. Em 2014 a copa impulsionou a venda de televisores e o setor de semi-duráveis, que cresceu 9,3% em junho de 2014.

“As franquias de roupas e artigos esportivos também serão beneficiadas com o aumento da procura por produtos que remetem à Copa, como camisas da seleção e produtos não licenciados que tenham o verde e amarelo como cores predominantes”, opina Vautier.

A melhor estratégia é preparar um bom planejamento e enxergar as oportunidades que a copa pode oferecer para o seu negócio.

 

Planeje-se

Uma estratégia bem definida é o essencial. Um planejamento cuidadoso é crucial para uma franquia afinal, as decisões devem ser feitas em conjunto com a rede, passando pela franqueadora. O franqueado pode propor ideias e discutir as possibilidades delas serem aplicadas, mas antes cheque com a franqueadora se há planos para promoções e outras ações para a copa. E claro, uma boa preparação da sua equipe, para garantir o bom atendimento para o potencial aumento de público.

“É preciso ter uma equipe de vendedores treinada e motivada para atender esse público consumidor, muitas vezes apaixonado, que irá comprar produtos e serviços da franquia. O treinamento pode vir da matriz como parte da transferência de know how; mas, caso não esteja programado, o empreendedor terá que desempenhar esse papel a fim de garantir o bom desempenho do seu time. Pensar em incentivos pontuais e ranking de vendas, pode ser um diferencial para gerar mais engajamento dos funcionários”, aconselha Roberto Vautier.

A divulgação da sua marca nesse momento é essencial, mesmo com ações e promoções os resultados não sairão se os consumidores não estiverem cientes disso. É preciso trabalhar a marca e engajar os consumidores nas mídias sociais com conteúdo relevante e promover campanhas de marketing específicas. E sempre ter em mente que essa comunicação deverá ser clara e objetiva.

Por fim, vale lembrar que o evento tem prazo de validade, na hora de pensar em lançar novos produtos por exemplo, a produção deve ser planejada para ter um escoamento até o último dia da copa, pois, em caso de uma desclassificação precoce do Brasil, sua marca pode ficar devendo em estoque.

A copa do mundo ocorre a partir do dia 14 de junho na Rússia. O primeiro jogo da Seleção Brasileira é no dia 17 de junho.

 

Fonte: Guia Franquias de Sucesso