Comunicação clara, qualidade de atendimento e o desejo genuíno de colaborar para a saúde e autoestima dos pacientes estão no cerne das técnicas eficazes para tornar sua clínica mais lucrativa e aumentar a venda de serviços odontológicos. Para isso, é preciso sair da zona de conforto e rever as práticas de gestão realizadas até agora.
Continue a leitura para conhecer os maiores equívocos cometidos nas clínicas com o objetivo de impulsionar as vendas de serviços e descubra o que fazer para promover sua prática odontológica!
Quais erros atrapalham a comercialização de tratamentos odontológicos?
O dentista empreendedor precisa conciliar a prática profissional com a gestão da clínica, o que não é uma tarefa fácil. Com isso, muitos desses profissionais acabam cometendo deslizes que prejudicam as vendas de outros serviços aos pacientes. Veja quais erros são esses e descubra como evitá-los.
Não educar o público atendido
Apesar das mudanças comportamentais dos últimos anos, a maioria das pessoas procura atendimento odontológico apenas nas urgências e emergências. Além disso, a maior parte dos pacientes desconhece as particularidades dos tratamentos dentários, as consequências de não realizar uma limpeza a cada seis meses ou os benefícios de um clareamento para a autoestima, por exemplo.
Portanto, antes de oferecer um serviço, é preciso comunicar e educar as pessoas sobre as vantagens que esse atendimento oferece, destacando os benefícios que o tratamento pode trazer para saúde e bem-estar desses indivíduos.
Não ouvir os pacientes
Muitos profissionais aproveitam o momento das consultas para falar dos tratamentos disponíveis na clínica. Em vez de atrair o paciente, o excesso de informações pode afastá-lo dos outros serviços.
O segredo para vender é falar menos e ouvir mais. Esse contato durante a consulta deve servir para que você entenda as necessidades das pessoas que procuram o atendimento odontológico. Aproveite o encontro para conhecer mais seu público e descubra o que pode ser feito para que ele invista em outros tratamentos.
Não planejar as ações de marketing
O marketing reúne todas as ações que podem ser feitas em seu negócio para uma melhor comunicação da sua marca, apresentar seu trabalho e mostrar o que sua clínica tem a oferecer. Dois dos maiores equívocos relacionados às estratégias de marketing odontológico são acreditar que o marketing é algo externo à prática odontológica e que o objetivo principal dessa estratégia é vender.
Diferentemente de um simples anúncio que pode atrair novos atendimentos, o marketing deve ser desenvolvido para cativar essa pessoa, fazendo com que ela retorne sempre para um novo serviço.
Como aumentar a venda de serviços odontológicos?
Reunimos a seguir 6 estratégias que contribuem para o aumento da receita de sua clínica, potencializando as vendas.
O marketing odontológico é um diferencial estratégico que pode destacar sua clínica da concorrência. Para que ela seja bem-sucedida, é necessário:
De nada adianta investir em inovação se os pacientes antigos e em potencial desconhecem as ofertas de tratamentos disponíveis em sua clínica odontológica. Se você investiu tempo e dinheiro em uma certificação Invisalign, por exemplo, use as redes sociais para comunicar aos clientes que você oferece esse serviço. Ou ainda, monte uma promoção para apresentar serviços estéticos como clareamento dental e aplicação de botox, estimulando a compra desses tratamentos.
Parte da avaliação do paciente diz respeito à percepção que ele tem do ambiente físico da clínica. Veja como está a área da recepção e verifique se ela é confortável o bastante para acolher os pacientes. Aposte na tecnologia e em equipamentos que mostrem ao paciente que ele está recebendo o melhor tratamento que a odontologia moderna pode oferecer.
Ao apresentar um novo serviço ao paciente, busque facilitar as formas e os prazos de pagamento. Sempre que possível, entregue por escrito as etapas desse tratamento, indicando o uso de materiais e a complexidade do atendimento. Assim, esse paciente consegue entender melhor o custo-benefício do serviço prestado.
A humanização do atendimento lembra que todo paciente deve receber a melhor experiência possível, desde o primeiro contato com a clínica odontológica. Esse vínculo respeitoso é fundamental para reter e conquistar clientes, ampliando as vendas de serviços. Algumas ações que tornam o atendimento mais humanizado são:
As pessoas tendem a confiar mais em marcas já estabelecidas no mercado, reconhecidas pela excelência no atendimento e no relacionamento com os clientes. Isso vale também para as clínicas odontológicas, por isso uma franquia é a melhor opção para alcançar o diferencial competitivo que pode estimular as vendas de serviços.
Além da credibilidade, esse modelo de negócio oferece outros benefícios ao dentista, como:
Se você se interessou por nossas dicas sobre a venda de serviços odontológicos, que tal conferir outras dicas para desenvolver suas habilidades de empreendedorismo?
Siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para aprender um pouco mais sobre os modelos de franquias odontológicas.