Ilustração - Blog Franchise Store

Com 108 lojas, rede de culinária japonesa Koni acelera expansão com modelo express

A rede “carioca” de culinária rápida japonesa Koni, marca do grupo Trigo Franquias, chega a sua quinta participação na ABF Expo Franchising RJ apostando na diversificação de produtos para atrair novos franqueados. Há nove anos no mercado e com 108 lojas abertas em 11 estados brasileiros, a rede de culinária japonesa, que surgiu na Zona Sul do Rio de Janeiro, vem conquistando o país e provando ser uma marca inovadora e de qualidade e confiança para se investir.

A projeção da rede Koni é finalizar o ano com mais de 120 unidades em operação. O plano para alavancar a expansão em todo o Brasil é difundir o conceito Koni Express, voltado principalmente para praças de alimentação de shopping centers. Essa estratégia vem permitindo à marca um expressivo crescimento nos últimos anos tanto em número de lojas quanto em faturamento, além de apresentar ao consumidor um modelo de atendimento mais prático e rápido.

“Tivemos um crescimento em faturamento da rede de 162% entre 2012 e 2015. Fazendo um comparativo com o crescimento total anual, o Koni cresceu em média 38% por ano”, afirma o sócio fundador da rede Michel Jager.

A proposta da marca é oferecer produtos de qualidade aos clientes e aumentar a diversificação de sugestões para serem degustadas a qualquer hora do dia, que tem como objetivo estimular o aumento da frequência dos consumidores da rede na hora do almoço, lanche ou jantar.

“Incrementamos o cardápio com novos “Kombos” e opções de refeição para o fortalecimento de venda em diferente horários. Assim atendemos todos os tipos de clientes e aumentamos nosso fluxo. O Aplicativo Bonuz ajuda muito para aumentar a frequência e fidelizar nossos clientes”, ressalta Jager.

Além dos Kombos, outra grande aposta da marca são os Kaprichados. São 4 kombinações com 3 diferentes opções em cada um, com preços a partir de R$ 19,90.

Antenado nas novas tendências, o Koni tem um DNA digital forte e que fomenta negócios em novas ferramentas. Lançado em 2014, o aplicativo para smartphones BONUZ, que funciona com a mesma mecânica dos tão conhecidos cartões de fidelidade, busca agregar mais valor à experiência do cliente em qualquer loja da rede.

Modelo de Negócio Express

O modelo express é menor em relação às lojas tradicionais da rede. Nele, o cliente faz o pedido diretamente no caixa e acompanha o preparo do prato. Esse processo, que dispensa o serviço nas mesas, agrega facilidade, rapidez e conveniência ao consumidor. O investimento inicial para obter uma franquia Koni de shopping center ou de rua é a partir de R$ 410 mil (sem taxa) para uma loja de 30m2. O faturamento médio estimado está em R$ 130 mil.

Rede de alimentação do grupo Trigo Franquias – que engloba também as marcas Spoleto e Domino’s Pizza -, o Koni obteve em 2014 faturamento de aproximadamente  R$ 115 milhões, 39% a mais do que em 2013. A estimativa para 2015 é manter o mesmo ritmo de crescimento e inaugurar mais 33 novas unidades (aumento físico de 44%), chegando ao faturamento de R$ 156 milhões (o equivalente a um incremento de 37% em relação a  2014).