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A FORÇA DO MERCADO DE SAÚDE, BELEZA E BEM-ESTAR

O evento Estética in Rio, feira das principais empresas do mercado de estética, saúde, beleza e bem-estar, comprova que o setor de beleza está cada vez mais forte no mercado, isso frente ao grande número de lançamentos de alta tecnologia de seus expositores e inúmeros cases de sucesso.

O carro-chefe da feira é empreender e oferecer beleza que, paralela a três congressos e um
meeting, vai disponibilizar através de seus expositores, workshops gratuitos com o objetivo de capacitar ainda mais os profissionais do setor.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, o momento é de inovação. Com ou sem crise, o setor de beleza e estética no Brasil mostra que esse mercado permanece sem grandes danos, e apresenta 20% a menos de falência em comparação as demais ramos, fato importante e que mostra a robustez incomparável do segmento.

Nossa cultura está cada vez mais voltada à saúde e o bem estar e além do tradicional público feminino que, em qualquer lugar do mundo, com crise, ou não, não deixa de cuidar minimamente da beleza, temos incluído nesse segmento, nos últimos anos também o público masculino, que se cuida cada vez  mais.  Segundo dados obtidos de pesquisas do setor apresentadas no site Mundo do Marketing, o mercado de beleza tem crescido exponencialmente no Brasil. O gasto da população com cosméticos, produtos de higiene pessoal e serviços de beleza atingiu mais de R$ 38 bilhões, um número que tende a aumentar ainda mais nos próximos anos.

O Brasil já é o terceiro maior mercado consumidor dos produtos em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal – ABIHPEC. Apenas o estado de São Paulo possui mais fábricas do ramo de beleza do que as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul juntas  e o segundo setor que mais investe em inovação.

Apesar da desaceleração da economia nacional, o setor apresentou, ao longo dos últimos anos, crescimento bem mais vigoroso que o restante do PIB, registrando 9,8% de aumento médio, contra 3% do PIB total e 2,2% da indústria geral.

De acordo com estudo realizado pelo SPC Brasil, em um cenário de crise, o brasileiro opta por cortar atividades de lazer em vez de gastos com sua imagem e autoestima, comportamento que favorece a indústria da beleza. ”Quando há restrições econômicas a auto- estima das pessoas fica abalada e a busca por serviços e produtos de beleza aumenta. E os profissionais, além de se atualizarem com novos cursos, buscam estar em dia com as novidades tecnológicas”, acrescentou
Cristiano Paganin, CEO da empresa de Tonederm.

E o empreendedorismo integra o mercado nacional de estética. Não é atoa que mais de 6 mil congressistas já foram inscritos nos congressos internacionais da Estética in Rio, mais um recorde de público do evento. O mercado de beleza hoje movimento 42 bilhões por ano.

 

Case de crescimento e empreendedorismo.

Uma empresa que saiu da zona de conforto, foi a Dermage que desenvolve dermocosméticos especialmente para a pele e o clima do nosso País, com ativos de alta eficácia e resultados comprovados. Ao longo de mais de 25 anos de mercado, seus produtos, comercializados em 60 lojas próprias e presentes em 1.500 farmácias, conquistaram também, a confiança dos dermatologistas, que prescrevem a marca para seus pacientes. E foi exatamente dessa confiança e interação com
os médicos que surgiu a mudança. Segundo Viviane Soares administradora de empresa e diretora de marketing e varejo da Dermage, os dermatologistas sempre sugeriram a necessidade de uma linha profissional para que as suas esteticistas utilizassem os produtos em seus consultórios.  Afinal, o tratamento começa no consultório (com limpeza, peelings e outros) e os clientes continuam em casa (com os produtos tradicionais da marca).  “Atualmente são 15 itens no total. Agora, estamos desenvolvendo mais produtos, alguns solicitados por esteticistas parceiros.”

 

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