Ilustração - Blog Franchise Store

BENEFÍCIOS DA CONSULTORIA DE EXPANSÃO

Para os empreendedores que desejam expandir seus negócios, contratar um profissional especializado para te ajudar nessa tarefa pode ser o melhor caminho para o sucesso.  A Franchise Store, possui sistema especializado para abrir novas franquias, que resulta em uma maior qualidade na análise dos candidatos e auxilio ao franqueador a se tornar cada vez mais atraente aos candidatos. Conheça os benefícios da consultoria de expansão para sua empresa:

 

A Dermage, rede especializada em dermo cosméticos, procurou o trabalho da Franchise Store para atender com mais velocidade a demanda de cadastros de interessados na franquia recebida pelo site da empresa. Antes de fechar o contrato, a própria equipe fazia o trabalho de comercialização, porém, com menos eficácia. “Com o tempo, percebemos que estávamos perdendo excelentes ‘sócios’ por não conseguir atender a toda a demanda de atendimento a candidatos e decidimos fortalecer esse braço”, conta a diretora de marketing e varejo da Dermage, Viviane Soares.

Com a entrada da consultoria de expansão, além de ganhar qualidade na análise dos candidatos, a velocidade de resposta aos interessados, na visão de Viviane, passou a ser mais rápida. Outro benefício foi o auxílio em termos operacionais.“A Franchise tem um conhecimento em termos de pontos comerciais, regiões, varejo, e não se limita a comercializar franquias. Ajuda o franqueador a se tornar cada vez mais atraente aos candidatos. Para o candidato, esse conhecimento se traduz em segurança”, diz ela.

Ao selecionar o futuro franqueado, uma consultoria especializada em expansão sempre leva em consideração as características pessoais e profissionais do candidato e cruza esses pontos com as peculiaridades do negócio. Na franquia, o que se espera é ter um candidato ideal. São vários aspectos analisados, além do perfil, tais como condições para ficar frente ao negócio full time, condições financeiras para sustentar a operação até que atinja fluxo de caixa positivo, conhecimento e relacionamento com a região onde se pretende operar e afinidades com o tipo de franquia. Para auxiliar as redes de franquias na busca por candidatos ideais para cada tipo de negócio, a Franchise possui uma área de expansão que oferece ao franqueador uma estrutura técnica, com consultores especializados neste tipo de operação.

O início de uma expansão pode ser a razão do sucesso ou insucesso de uma rede, depende do quanto a franqueadora se estrutura para cuidar desse franqueado. Terceirizar pode ser o melhor caminho para que o franqueador mantenha o seu foco em desenvolver o negócio. Aliás, a necessidade de manter o foco no negócio da empresa foi decisiva para que o sócio-fundador da Max Sushi, rede de comida japonesa, Jonas Máximo, apostasse na contratação da Franchise Store para aumentar o número de franqueados. Antes do trabalho da loja de franquias, eram apenas seis unidades.

A sócia-diretora da Franchise Store, Filomena Garcia, relata que os resultados satisfatórios deste tipo de operação atraem também outras pessoas próximas aos clientes atendidos. “À medida que os futuros franqueados conhecem o trabalho do consultor e entendem que esses profissionais possuem informações relevantes sobre o mercado e o modelo de negócio que está sendo comercializado, acabam voltando para buscar novos investimentos e indicam amigos ou conhecidos que querem abrir um negócio”, comemora.

A Franchise Store já apoiou a comercialização de mais de 700 franquias, detalhes que fazem a diferença. Antes de formalizar a parceira com uma consultoria de expansão, além de verificar se a empresa é bem aceita no mercado, se teve algum tipo de problema, e consultar os nomes dos clientes atendidos, o franqueador deve ficar atento aos detalhes do contrato, como porcentagem de comissão em cima da “venda” da franquia, melhor data para pagamento, valor da mensalidade dos serviços prestados, entre outros. Para o franqueado, a recomendação é de que não feche nenhum tipo de contrato sem antes conhecer pessoalmente o franqueador, estrutura física e equipe, não dependendo somente das informações passadas pelo consultor de expansão. A remuneração das empresas pode ser baseada em um contrato de prestação mensal de serviços, com um valor já pré-definido ou com valores variáveis.

Outro detalhe que merece atenção é o cuidado com os profissionais que não são conhecidos no mercado e que, em alguns casos, atuam somente com a parte da negociação da venda da franquia, sem se envolver no processo como um todo, chamados de corretores de franquias.

O consultor é ligado a uma consultoria especializada na expansão de redes de franquias, que oferece estrutura técnica e operacional para comercializá-las, conduzindo a negociação em todas as suas etapas. Já o corretor atua como um intermediário entre o franqueador e o franqueado. Porém, existem casos no mercado em que a empresa franqueadora é muito pequena ou não tem condições para remunerar uma consultoria e acaba optando por colocar um corretor para fazer essa intermediação, decisão que pode gerar um risco para a marca no futuro. Trata-se de profissional com formação e escopo de trabalho bem diferentes ao de um consultor, pois, enquanto o consultor defende única e exclusivamente os interesses do vendedor, tentando sempre o melhor preço, o corretor é um intermediário, sem compromisso de fidelidade com nenhuma das partes.