Ilustração - Blog Franchise Store

Bancos oferecem linhas de crédito para quem deseja abrir uma franquia

A maioria dos franqueadores prefere selecionar os empreendedores que têm capital próprio para inauguração da unidade. Uma estimativa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que apenas 300 redes formaram algum tipo de convênio com bancos para financiar os candidatos que querem abrir uma franquia mas não têm todo recurso necessário.

Mas a boa notícia é que os bancos estão cada vez mais interessados em oferecer dinheiro para quem quer empreender pelo sistema de franchising. Como os franqueados passam por uma seleção da franqueadora e recebem todo apoio da rede para fazer a empresa prosperar, há menos chances de a franquia não dar certo. Por isso, os bancos encaram menos riscos ao emprestar o dinheiro para franqueados do que para outros tipos de empreendedores.

Hoje, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC e Desenvolve São Paulo (agência de fomento do governo estadual) são algumas das instituições financeiras que oferecem linhas de crédito para franquias. As taxas partem de 1,23% ao mês e o prazo de pagamento costuma ser de 24 meses.