*Por Filomena Garcia
Semana passada, ministrei o curso “Marketing para Franquias” pela Cherto Consultoria. Na sala, executivos de diversas franqueadoras buscavam aperfeiçoar seus conhecimentos de marketing para redes, trocar experiências e entender melhor conceitos como o fundo de propaganda, considerado por alguns como assunto polêmico e difícil.
Esse fundo, formado por uma contribuição mensal de todas as unidades da rede, tem a finalidade de custear ações de propaganda nacionais e regionais. É um importante recurso para a franqueadora potencializar suas ações, atingindo veículos que as lojas, sozinhas, não teriam aporte para utilizar.
À franqueadora cabe administrar esse fundo e investi-lo de maneira a fortalecer a sua marca e beneficiar toda a rede.
Grande parte das redes de franquias bem-sucedidas já desenvolveram o seu fundo de propaganda e buscam melhorar sua gestão a cada dia. Essa prática, porém, também tem muito a ensinar a empreendedores cujos negócios não são franquias.
Inspirado nas redes de franquias, você também pode provisionar a verba de marketing do seu negócio separando para esse fim, desde o início, uma parte do faturamento. Dessa maneira, sua verba de marketing será ampliada proporcionalmente ao crescimento do seu negócio.
Ao abrir mais unidades, essa verba se multiplicará e assim por diante. Com disciplina e boas ações, esse reinvestimento gradativo em marketing facilitará o seu planejamento e lhe permitirá alcançar resultados cada vez melhores.
Antes de lançar uma campanha, uma franqueadora procura se certificar de que ela funcionará em todas as suas unidades, independentemente da região e das características dos mercados locais em que elas se encontram.
Embora o planejamento seja feito pensando nas premissas e objetivos da marca e da rede como um todo, o sucesso de uma campanha é construído, dia após dia, pela sua execução em cada unidade.
Publicidade em mídia de massa não é, por si, garantia de sucesso para o seu negócio. Faça como as franqueadoras que, apesar de investirem em campanhas e ações de abrangência nacional, reservam uma parte da verba do fundo de propaganda para apoiar ações locais.
As franqueadoras de sucesso sabem que, para que uma campanha alcance o máximo de sua eficiência, é preciso que seus franqueados “comprem” a ideia e se convençam de que a campanha funcionará e trará bons resultados. Por isso, investem tempo e recursos para “vender” suas campanhas à rede e capacitá-la para a execução.
Da mesma forma, o sucesso das ações de marketing do seu negócio depende de sua equipe. Garanta que todos os colaboradores envolvidos na execução compreendam as ações e estejam preparados para lidar com as situações que possam ocorrer no caminho.
E você, como lida com a sua verba de marketing?
*Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios, varejo e Franchising. É co-autora dos livros “Franchising – Uma estratégia para expansão de negócios e “Marketing para Franquias”
Fonte: UOL