Ilustração - Blog Franchise Store

Alphagraphics amplia portfólio e investe em marketing customizado

Nos últimos cinco anos, o empresário Rodrigo Abreu, que comanda a rede de gráficas rápidas Alphagraphics no Brasil, tem obtido sucesso na empreitada de tirar a empresa do mundo do papel e torná-la menos dependente dos negócios com material impresso.

“Temos conquistado muitos clientes importantes ao fornecer serviços que unem nosso negócio tradicional, com base na produção de material impresso, à internet”, diz Abreu. “Esse tipo de mistura está impulsionando nossas receitas.”

A Alphagraphics tem sede nos Estados Unidos e cerca de 250 lojas em oito países. Desde 2008, quando Abreu assumiu o comando da operação brasileira, a AlphaGraphics no Brasil abriu novos negócios, que no ano passado responderam por aproximadamente 9% do faturamento de 72 milhões de reais — só com os serviços que unem material impresso personalizado a estratégias de marketing digital, as receitas chegaram a 5 milhão de reais em 2012.

Na última década, equipamentos mais modernos baratearam o custo das impressões, ao mesmo tempo que o papel perdeu espaço para a mídia digital em seus mais diferentes formatos, desde os sites na internet até os aplicativos para telefones celulares. Daí a necessidade de incorporar novos serviços ao portfólio da Alphagraphics.

Abreu decidiu usar a estrutura que a empresa já tinha e criar serviços inovadores — sua principal estratégia foi aproveitar as novas tecnologias para desenvolver produtos e serviços personalizados, em que os clientes pudessem estar dispostos a pagar mais para ter algo exclusivo ou sob medida para suas necessidades.

Um dos exemplos foi o desenvolvimento das campanhas de marketing que juntam o material impresso personalizado aos sites individuais (URL personalizada) “As lojas brasileiras da AlphaGraphics já tinham máquinas para imprimir convites e panfletos com mensagens diferentes para ser enviados a cada destinatário”, diz Abreu. Em 2009, Abreu colocou essa tecnologia a serviço de campanhas digitais, produzindo impressos com endereços de sites personalizados para cada destinatário. 

Hoje, a operação brasileira se tornou um modelo para a AlphaGraphics no mundo. “Nossa operação no Brasil tem sido um exemplo de inovação e visão de futuro para toda a empresa”, diz Art Coley, presidente mundial da AlphaGraphics. “Os serviços que Abreu ajudou a criar foram copiados por diversas lojas da nossa rede pelo mundo afora.”

:::Saiba mais sobre a Alphagraphics:::

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Veja a lista completa de franquias:::

:::Assista vídeos sobre franchising:::