Ilustração - Blog Franchise Store

ABF revela o perfil das 50 maiores marcas de Franquias no Brasil

A ABF lança estudo que revela o perfil das 50 maiores marcas de Franquias no Brasil por unidades. Representante oficial do Franchising brasileiro, a entidade reúne atualmente 1300 associados, cujas redes respondem por cerca de 60% do faturamento do setor. Feito especificamente com as redes associadas, o levantamento é fruto de um novo banco de dados da entidade, mais detalhado e profundo, cujo sistema de inteligência de mercado irá possibilitar a extração de recordes ainda mais sofisticados. Além disso, o novo sistema possui salvaguardas e regras específicas a fim de evitar impressõesou distorções no reporte de dados primários.

O levantamento reflete a própria evolução do sistema de franquias no Brasil. Na visão de Cláudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, “o perfil das 50 maiores marcas de Franquias no Brasil mostra, mais uma vez, o grau de maturidade e evolução do Franchising brasileiro, acompanhado e estimulado passo a passo pela Associação. São redes nacionais e estrangeiras consolidadas, capilarizadas, que servem de referência para o setor”.

Nesta pesquisa, a ABF já aplicou o novo sistema de classificação dos segmentos do Franchising, realizado com base em fontes de referência como a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), entidades internacionais correlatas, universidades e institutos de pesquisa.

Um dos mais consolidados e, individualmente, o mais representativo, o segmento Alimentação domina a lista das 50 maiores marcas de Franquias do Brasil, com 36% das redes; a seguir estão os segmentos Serviços Educacionais, um dos precursores do Franchising brasileiro, com 18% das marcas listadas; Moda, reconhecido pela criatividade, pesquisa e inovação, com 14% das redes, e Saúde, Beleza e Bem-Estar, que vem apresentando tacasa expressivas de crescimento nos últimos anos, com 12% das marcas.

Segue abaixo todos os setores.

36% Alimentação

18% Serviços Educacionais

14% Moda

12% Saúde, Beleza e Bem-Estar

6% Serviços Automotivos

4% Casa e Construção

4% Serviços e outros negócios

2% Comunicação, Informática e Eletrônicos

2% Hotelaria e Turismo

2% Limpeza e Conservação

O estudo apontou que 68% das franqueadoras listadas têm mais de dez anos de atuação no mercado.

Wizard Idiomas, Bob’s, CNA e Microlins estão entre as 50 maiores redes de Franquias em operação no Brasil por número de unidades.