Como avaliar uma franquia? A compra ideal depende disso

A gente sempre quer acertar quando começa um novo negócio e é importante saber como avaliar uma franquias para investir quando tiver segurança de que aquela é a ideal para você.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), existiam mais de 3.000 redes de franquias em operação no ano de 2022, que foram responsáveis por um faturamento de R$ 211 bilhões.

Dentro deste número estão redes dos mais diversos tipos.

Uma delas, com certeza, é a ideal para você!

Pesquise muito

Mas antes de bater o martelo, é preciso fazer muita pesquisa para avaliar diversos aspectos que envolvem um novo negócio.

Você precisa, por exemplo, ter um panorama do mercado para entender quais são os negócios que tem melhor aderência na sua região.

Além disso, é importante fazer uma autoavaliação para entender quais são suas afinidades, suas principais habilidades e suas principais dificuldades.

Para ajudar os empreendedores que estão em busca de um novo negócio, Leandro Reale, consultor do SEBRAE, elaborou uma tabela com perguntas que servem como um guia para empreendedores avaliarem as franquias.

 

Perfil

A primeira coisa que você irá avaliar é o seu perfil e o quanto você tem afinidade com um empreendimento.

Algumas habilidades, muitas vezes, já nascem com a gente. Outras é preciso buscar.

Por isso, responda de forma sincera as perguntas abaixo para avaliar se uma franquia é ideal para você:

  • Tem estilo de liderança?
  • Gosta de trabalhar em equipes?
  • Aceita críticas?
  • Está disposto a seguir regras e padrões preestabelecidos?
  • Está disposto a trabalhar mais do que a jornada normal?
  • Aceita prestar contas do que faz?
  • Sua fami?lia o apo?ia neste empreendimento?
  • Voce? se sentira? feliz trabalhando neste ramo de nego?cio?
  • Você tem afinidade com a atividade escolhida?

Finanças

A segunda parte importante de avaliar é a questão financeira, já que ela é parte fundamental do seu negócio.

Você precisa ter o dinheiro necessário para começar sua franquia, mas também para manter a si e sua família enquanto a unidade não atinge o equilíbrio.

Por isso, é importante avaliar as questões abaixo:

  • Este investimento esta? de acordo com seus objetivos financeiros?
  • Qual é o custo da instalação da franquia?
  • Quais são os gastos com estoque, marketing e treinamento?
  • Qual é o custo de manutenção da franquia?
  • Qual é a reserva de caixa necessária?
  • Cobra taxas?
  • Qual é o faturamento médio mensal estimado?
  • Qual o prazo de retorno do investimento?
  • O valor do investimento inicial é compatível com as suas possibilidades?
  • As projeções de retorno são reais?

Mercado

Como já dissemos anteriormente, na hora de começar o próprio negócio também é importante avaliar o mercado de uma forma geral.Às vezes, um negócio que tem uma grande demanda em uma determinada região, pode não chamar a atenção no local onde você quer empreender.

Há também aqueles produtos que fazem sucesso, mas após um tempo ninguém mais ouve falar.

Por isso, avaliar o mercado com cautela é fundamental para garantir a durabilidade do seu negócio.

  • Como é o mercado global e na sua região de interesse?
  • Qual é a situação atual da marca no mercado?
  • O mercado esta? em expansa?o?
  • É modismo?
  • A mão-de-obra é fácil?
  • Qual é o perfil do consumidor da marca?
  • Como é a negociação com os fornecedores?
  • Como são conduzidas as promoções, a publicidade e o marketing da rede?
  • Como estão os Franqueados dessa marca ou desse mercado?
  • Quais os serviços e produtos comercializados?
  • São exclusivos?

Franquias

Por fim, você deve avaliar questões específicas das franquias.

Verificar se ela está em conformidade com as leis é fundamental para garantir a sua segurança como empreendedor.

Além disso, você precisa verificar informações fundamentais, como o suporte no dia a dia e o treinamento oferecido, para não ser pego de surpresa posteriormente.

  • Possui Circular de Oferta de Franquia? – Item obrigatório por lei
  • Tem registro no Instituto Nacional de Marcas e Patentes – INPI? – Item obrigatório por lei
  • Qual é o número de unidades próprias e franqueadas?
  • Quais são os direitos e as obrigações do franqueado e do franqueador?
  • Que tipo de suporte é dado ao franqueado?
  • Oferece manuais e softwares de apoio?
  • Quais são os termos para rescisão, renovação e alteração?
  • Prevê sucessão, venda ou transferência?
  • Qual a duração do contrato?
  • Limita território?
  • Como é o treinamento oferecido ao franqueado?

Termos do Franchising

Antes de começar a falar com os franqueadores é bom conhecer os termos comuns do franchising. Veja alguns abaixo:

Veja abaixo:

  • Franquia: é o negócio formatado pela franqueadora, com a marca e o know-how adquirido por meio de sua experiência de atuação no segmento;
  • Franqueado: pessoa física autorizada pelo Contrato de Franquia a operar uma unidade franqueada;
  • Circular de Oferta de Franquia (COF): é o documento jurídico apresentado pela franqueadora ao candidato, no momento correto do processo de seleção, devendo conter todas as informações exigidas pela Lei de Franchising n.8.955/94;
  • Taxa de Franquia: é a taxa paga pelo franqueado à franqueadora para adesão ao sistema de franchising;
  • Taxa Mensal de Franquia (Royalties): é a remuneração mensal ou periódica, que o franqueado paga à franqueadora para utilização da marca e do suporte fornecido por ela.

Fonte: Portal do Franchising