O que você precisa fazer para se destacar como franqueado

Trabalhar com franquias é uma forma de aprender sobre todo o funcionamento de um negócio e, de quebra, ter o respaldo de uma empresa já consagrada. Por ter uma série de regras e diretrizes, pode parecer que o gestor precisa apenas obedecer a ordens. No entanto, é um trabalho de parceria mútua. E quem consegue se destacar como franqueado tem ainda mais sucesso no negócio.  

Trabalhar com franquias proporciona aprendizagem e grandes oportunidades de carreira. O gestor, claro, precisa estar aberto e desenvolver um perfil condizente com o trabalho.  

Para isso, veja dicas imperdíveis sobre como se destacar sendo um franqueado!  

O que fazer para se destacar como franqueado?  
Quem trabalha com franquias tem a oportunidade de aprender a ser um gestor completo, que lida com todos os setores de um negócio. Além disso, tem a oportunidade de crescer com uma empresa já consagrada. Veja como se destacar no franchising:  

Entender que é preciso seguir as regras  
Uma franquia costuma ter diretrizes estabelecidas para manter seu padrão de qualidade. Isso não significa, no entanto, que o franqueado deva ser inflexível.  

É preciso que ele entenda a importância de seguir o formato operacional de marketing, atendimento, disposição de produtos e demais processos. E que tenha resiliência e boa comunicação para apresentar seus projetos e melhorias também. 

É necessário entender que para se destacar como franqueado é preciso trabalhar numa via de mão dupla: ao mesmo tempo em que a liderança é fundamental com a equipe de vendas, o gestor é orientado pelo direcionamento do franqueador.  

Atuar com proatividade  
Destacar-se como franqueado é também mostrar que você não está fechado a ideias. Por mais que a franqueadora dê a palavra final, o gestor tem toda a liberdade de trazer sugestões e até mesmo fazer críticas caso alguma abordagem da marca não esteja de acordo com o público local.  

A proatividade mostra que o franqueado está mesmo envolvido com o crescimento da marca. Ideias e visões diferentes ajudam a desenvolver o negócio — essa diversidade é uma das grandes vantagens de se trabalhar com franquias. Se você tiver uma ideia interessante de marketing, por exemplo, não deixe de falar com a franqueadora. A ideia pode ser tão boa que a empresa queira até implementar em outras lojas!  

Disposição  
Obedecer às diretrizes da franqueadora pode dar aquela sensação de que é necessário apenas cumprir regras. Como visto, sugerir, opinar e criticar são formas de se destacar como franqueado. Afinal, a franquia é um sistema de gestão compartilhada. Não basta seguir ordens; é preciso se envolver verdadeiramente com o negócio.  

Além disso, o gestor ter disposição, mostrar-se envolvido com o negócio e querer pôr a mão na massa. Ele não deve apenas "mandar" na equipe, e sim mostrar como se faz o trabalho. Bons líderes estão intrinsecamente envolvidos com os colaboradores — isso é o que faz se destacar como franqueado, inclusive em relação a outros gestores da mesma franquia.  

Vontade de aprender  
Estar interessado em aprender mais sobre marketing, comunicação, contabilidade, gestão e financeiro ajuda a manter processos mais precisos. Por exemplo: ao mesmo tempo em que entender sobre finanças ajuda a cortar "ralos" de dinheiro, ter um conhecimento básico sobre marketing ajuda a atrair e reter clientes, ou seja, a aumentar o caixa e ter mais lucro.

Outro fator importante é que uma franquia conta com desafios diários, comuns a todo negócio que lida diretamente com público. Portanto, é preciso estar aberto a aprender constantemente a lidar com seus clientes e stakeholders no geral.  

Por fim, a própria franqueadora pode oferecer cursos de gestão para aprimorar seu conhecimento. Se for o caso da sua franquia, não abra mão dessa oportunidade.  

Liderança  
Você já deve ter percebido que todas as características citadas para se destacar como franqueado têm a ver com a boa liderança. Um gestor de verdade tem envolvimento sério com o negócio e, principalmente, com suas equipes. Além disso, está sempre dentro do negócio conhecendo e enfrentando diariamente os desafios que uma franquia proporciona.  

O gestor delega responsabilidades equivalentes a cada funcionário. Ele não sobrecarrega o colaborador, mas também não subestima sua capacidade. Isso, claro, sempre atuando como exemplo para que sua palavra seja levada a sério pela equipe.  

Domínio de gestão  
Como visto, o franqueado precisa entender um pouco de todos os setores da franquia. Isso vai ajudá-lo tanto no trabalho em si quanto a valorizar a atuação de todas as equipes envolvidas. No entanto, é fundamental que ele tenha um bom conhecimento de administração e contabilidade, principalmente na parte de controle de receitas e fluxos. Assim, ele conseguirá expandir a franquia sem comprometer o fluxo de caixa.  

Treinamento de equipe  
A equipe da franquia é fundamental para você se destacar como franqueado. Ela é tanto agente quanto reflexo de um trabalho bem-feito. Ao mesmo tempo em que é essencial para que todo o fluxo de trabalho corra perfeitamente, ela vai reproduzir aquilo que o gestor passa. Por exemplo: por mais que o vendedor se sinta motivado, ele não vai manter essa característica se não for estimulado pelo gerente.  

É preciso ter muito critério na hora de contratar um funcionário. Porém, isso não significa que profissionais com pouca experiência não devam ter uma oportunidade — eles podem ter justamente aquilo que você precisa para a franquia.  

Depois de contratados, é essencial dar um treinamento completo sobre todo o campo de atuação do profissional. Como dito, a franquia conta com uma série de diretrizes. Se ela for conhecida pelo atendimento impecável, o funcionário precisa aprender como agir. Além disso, ele estará muito mais preparado para responder aos questionamentos do potencial cliente.  

 

Fonte: Yazigi