Franquear: como é o dia a dia desse modelo de negócio

Franquear é uma estratégia de expansão de negócio que tem como base a relação entre o franqueador e o franqueado.

Quando um empreendedor se encontra em um estágio em que o seu negócio está maduro, isto quer dizer que ele está economicamente estável e com clareza e definição clara em suas operações, ele pode sentir a necessidade de expandir – e franquear – a sua marca. Nesse momento, o empresário passa a consultar as alternativas para implantar a expansão da sua marca, e muitas vezes pode optar por franquear seus negócios que, basicamente, significa replicar o seu modelo de negócio. Para ir adiante, a marca deve passar por um processo para se encaixar em todos os requisitos previstos na lei de franquia e a partir de então, com a padronização realizada e estabelecimento dos papéis bem definidos para todos os envolvidos na operação, o franqueador terá a possibilidade de franquear unidades da sua própria empresa.

O mundo real do franchising

O sistema de franquias já é estável no cenário econômico e é conhecido por ser um modelo de negócios seguro e flexível, com bons faturamentos – o que chama bastante atenção. Em busca de salários mais satisfatórios e condições de vida melhores, muitas pessoas investem no modelo de negócio do franchising como uma forma de ter o seu próprio negócio, se tornar bem sucedido e mudar de vida.

Uma mulher manuseando o preparo de uma comida em um balcão

Os profissionais envolvidos no mercado das franquias precisam se adaptar às transformações constantes do mercado.

O franchising se baseia em duas figuras principais: o franqueador e o franqueado, ambos precisam estar cientes de suas responsabilidades para que a unidade seja bem-sucedida. A rotina, o compartilhamento das informações e a definição bem clara dos papéis deve ser estabelecida dos envolvidos no processo de franquear, para evitar possíveis conflitos e dificuldades.

A vida dos franqueadores

Franquear uma empresa é basicamente oferecer uma réplica do negócio. Para isso é fundamental que os mesmos processos que levaram à sua empresa ao sucesso possam ser replicados. Isso implica que seus processos operacionais devem seguir um padrão. Após a padronização do seu negócio, a franqueadora poderá divulgar a sua franquia no mercado. A rede franqueadora é responsável, acima de tudo, por fornecer suporte aos franqueados. A transmissão do conhecimento dos franqueadores para os franqueados têm se tornado cada vez mais democrática e diversa, podendo acontecer através de manuais tradicionais, treinamentos presenciais ou até mesmo EAD. O compartilhamento de ideias entre franqueadores e franqueados ganha uma importância ainda maior em tempos de readequação do mercado, para fins de troca de informações para melhorias e novas experiências sobre negócios dentro de suas marcas.

Deveres e obrigações do franqueador

O franqueador deve garantir que a base do sistema de franquias esteja funcionando, ao garantir que a unidade esteja funcionando e cumprindo todos os requisitos necessários, e ao priorizar a boa relação com os seus franqueados. O objetivo ao franquear é preparar o empreendedor para que ele conheça profundamente a marca, sua estrutura, seu modelo de negócio e o know-how necessário para levar o empreendimento adiante. As informações transmitidas também são obrigatórias ao franqueador e estão relacionadas aos mais diversos âmbitos do negócio e abrangem desde as tarefas operacionais relacionadas à produção, abrangendo as questões relacionadas à gestão administrativa, contábil e financeira. A franqueadora também deve priorizar e buscar o perfil de pessoas que tem facilidade de tocar negócios formatados e que sejam capazes de replicar os processos definidos pelo franqueador.

A vida de um franqueado

O franchising funciona à base de uma relação de interdependência entre a marca e o investidor. As unidades da rede são gerenciadas pelos franqueados, que são os responsáveis pelo investimento e funcionamento da loja. 

O franqueado, independente do segmento e marca escolhida, precisará se debruçar sobre alguns assuntos específicos e também desenvolver habilidades básicas de gestão, principalmente para dar conta da produtividade da franquia. Aqui não estamos falando que o franqueado deverá se tornar especialista em gestão, dominar todos os conceitos de administração ou contabilidade, mas deverá dominar principalmente as necessidades da gestão da sua unidade.

Deveres e obrigações do franqueado

Uma das principais características da legislação do franchising, a Lei das Franquias, é a aplicação da padronização e também o pagamento das taxas que envolvem o negócio, como taxa de franquia, royalties e fundo de marketing. Existem essas taxas já estipuladas que o franqueado deverá pagar à franqueadora, que fazem parte da negociação como um todo e são necessárias para o negócio funcionar. Os franqueados devem mostrar o potencial da marca que investiram, confirmando a todos a grande oportunidade de trabalhar para uma franquia, se tornar dono do seu próprio negócio e investir em um dos mercado mais promissores: o franquear.

As redes de franquias no pós-pandemia

Um monitor e uma pessoa segurando um celular em cima de um balcão aguardando uma transação comercial

O franchising passa por um momento onde o foco está na evolução e tecnologia através de constantes transformações. 

A aproximação com a tecnologia tem se tornado uma realidade cada vez mais concreta para os empreendedores de pequeno, médio e grande porte, tornando cada vez mais possível colocar em prática as tendências do mercado, até mesmo quando falamos de franquear. Estamos vivenciando um entrelaçamento das lojas físicas e digitais, que, juntas, estão criando experiências únicas positivas ao consumidor – este que está cada vez mais exigente, informado e empoderado. A maior necessidade não é apenas ter presença digital, mas focar nas experiências que o consumidor pode ter e o que pode facilitar a vida dele e muitas vezes isso significa trabalhar com os dois modelos de forma simultânea – físico e digital. Alguns modelos de franquear que antes eram considerados bem estruturados precisaram passar por uma verdadeira repaginação, principalmente após a mudança de rotinas das pessoas em um contexto pandêmico, como a implantação do home office, modelos híbridos de trabalho, videoconferências, aulas e atividades a distância. 

O franchising brasileiro enfrenta os desafios ao perceber a necessidade de se adequar à nova rotina presencial e híbrida, novas realidades e novos padrões de consumo. Em resposta, a nova realidade no mundo das franquias demonstra recuperação promissora do setor. Conheça algumas franquias para ingressar no mundo do franchsing:

Anacã 

Em 2010 foi fundado o Estúdio Anacã, um espaço de dança para todos os públicos. Atendem desde crianças a partir de 3 anos até adultos de 70 anos de idade. O Anacã revolucionou o mercado da dança através do modelo Free Pass no Brasil, que permite ao aluno total acesso à grade horária de aulas, oferecendo uma experiência completa e diversificada com diversos estilos de aulas de dança e bem-estar. Eles são um estúdio de dança que busca atender todos os gêneros, idades e biotipos e cuja missão é despertar a essência pessoal através da conexão corpo, mente e alma, através de professores altamente capacitados.

Agatur

A história da Agaxtur é o início da história do turismo no Brasil. Com mais de 68 anos de tradição, ela construiu uma jornada com excelência e oferece o prazer de viajar aos seus passageiros com uma qualidade inigualável.

IOA

A Rede IOA,, Instituto Orofacial das Américas, especializada em educação na odontologia, conta com mais de 35 unidades e mais de 50 mil alunos no Brasil e ao redor do mundo. Ela possui uma rede de relacionamento com speakers de renome mundial e um grupo de parceiros formado por grandes empresas do ramo orofacial, que oferecem produtos e serviços com preços e condições especiais.