Franquia de estética: uma tendência que vai te surpreender

Mesmo durante a pandemia, o setor resistiu e continuou a apresentar crescimento, contrariando as projeções econômicas para praticamente todos os setores do mercado. Foto: Unsplash A franquia de estética pertence ao segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, uma opção preciosa do franchising, pois o mercado da beleza é muito amplo e com muito potencial, abrindo um leque enorme para todos os gostos e orçamentos. Como um todo, o mercado cosmético torna-se cada vez mais surpreendente: o faturamento no mercado de beleza no Brasil atingiu R$ 128 bilhões em 2021, de acordo com o provedor de pesquisa de mercado Euromonitor. As projeções para os próximos anos são ainda melhores. Segundo este relatório ABF esse segmento faturou mais de R? 9,7 bilhões no terceiro trimestre de 2021, o que representa um crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2020. Esse índice é 19,8% maior frente a igual período do ano de 2019, antes da pandemia.  

O Brasil já ocupa o quarto lugar no ranking por busca por tratamentos e procedimentos estéticos, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. A adesão, tanto de mulher quanto de homens, aos inúmeros tratamentos estéticos, harmonização facial, manicure, depilação a laser e produtos de beleza, como falamos aqui, tem fortalecido este mercado. E esses tratamentos só aumentam em quantidade a cada dia que passa, assim como a vaidade do público brasileiro. 

A mudança de comportamento das pessoas em relação ao investimento no visual mudou com o tempo, ele está bem maior e todos são atingidos, tanto mulheres quanto homens, a busca por bem-estar através da estética está no seu ápice. E garantir a estética que tanto sonham é um processo contínuo. A franquia de estética nunca estiveram tão em alta, pois os procedimentos estão em alta, diariamente impulsionados por novos boom, devido à popularização dos influencers, em redes sociais, etc.

Como funciona esse nicho?

As áreas de atuação nesse segmento são amplas: – Depilação  – Oferta de produtos cosméticos: maquiagens – Esmalterias – Barbearia – Cabelo, sobrancelhas e cílios (muitas técnicas envolvidas) – Perfumaria Investir em franquias de beleza também permite diversas possibilidades de atuação sendo que o franqueado não precisa necessariamente ser um profissional da área – seu trabalho pode ficar na parte administrativa da unidade, por exemplo.

Vários pincéis de maquiagem

As possibilidades de atuação dentro de uma franquia de estética são gigantescas.

Para esse mercado funcionar, o franqueado precisará de um determinado capital disponível para investir e habilidade para lidar com as demandas desse público.

Motivos (super) favoráveis para investir 

Infraestrutura e knowhow da franqueadora

O franqueado já adquire modelos de negócios bem mais elaborados que permitem seguir um passo a passo de estratégias já testadas e prontas para serem executadas. A franqueadora entende as necessidades dos consumidores e sabe como atendê-las. O empreendedor fica por conta de seguir esses processos já definidos, se empenhando em administrar com dedicação cuidando da sintonia entre os prestadores de serviço e clientes. Na prática, isso significa escolher produtos de última geração para a unidade e desenvolver as melhores técnicas de atendimento.

Cada vez mais requisitada

Menos sujeita a sazonalidades e oscilações, o consumidor de uma franquia de estética enxerga o cuidado com a estética uma necessidade, não mais um acessório de luxo. Não existe tempo ruim para se cuidar.