Além de ser gostosa, a fruta é uma opção natural e nutritiva, algo que muitos brasileiros têm buscado. Foto: Unsplash As altas temperaturas em boa pate do Brasil favorecem o consumo de alimentos mais frios que servem para refrescar diante do calor: muitas pessoas recorrem a sucos, vitaminas, milk shakes, sorvetes e claro, açaí. Nesse cenário tropical, o mercado da franquia de açaí é bastante movimentado.
O consumo de açaí no Brasil tem aumentado em 15% a cada ano. Estima-se que, apenas em Belém (também um dos maiores produtores da fruta), se consuma cerca de 300 mil toneladas anualmente, lugar onde o açaí é popular historicamente. Para apostar em uma franquia de açaí, é bom entender como o produto funciona, sua sazonalidade, seus desafios e vantagens do mercado para poder fazer com que seja um investimento certeiro.
A boa fama do açaí
O açaí é uma fruta originária da região norte do Brasil. Apesar da sua atual fama nacional, foi apenas no final da década de 90 que a polpa da fruta passou a ser congelada e comercializada no mercado nacional e internacional. Foi a partir de então que o consumo de açaí no Brasil cresceu bastante. A fruta ganhou fama e status por seu gosto único, alto teor energético, propriedades antioxidantes e também devido à presença da chamada ”gordura boa”. Todas essas qualidades somadas foram essenciais para estimular o consumo da fruta, especialmente como sobremesa refrescante e saudável, que ajuda a garantir a expansão do mercado.
A verdade é que a fruta tornou-se uma verdadeira paixão nacional.
Portanto, é seguro afirmar que investir em uma franquia de açaí é uma escolha inteligente. Além de estar optando por um modelo de negócio já testado e avaliado, o empreendedor entrará em um mercado aquecido.
Vantagens de investir em franquias de açaí Investir em um nicho aquecido
Ao abrir uma franquia de açaí, você estará fazendo um investimento em um mercado próspero, já que o setor de alimentação é líder em faturamento no franchising brasileiro. Elas se encaixam no setor de alimentação do franchising. De acordo com a ABF, as redes de franquias do segmento movimentaram mais de R$40 bilhões em 2020 e no término de 2021 foi registrado um crescimento de 7,9%.
O açaí tem se posicionado como uma rede de fast-food diferenciada dentro do setor de alimentação e promete seguir firme.
Um modelo de negócio simples
No caso de uma unidade de franquia de açaí, normalmente não é necessário uma grande e elaborada estrutura. Por isso, o valor dos investimentos a serem realizados diminui e facilita a instalação da loja. Isso é muito vantajoso para empreendedores iniciantes. Por ser um negócio de pequeno porte, sua operação é facilitada. São muitas as opções de franquias de açaí para investir, variando das faixas de diversos orçamentos.
Ser um franqueado
O know-how para treinamento dos funcionários e gestão em uma franquia de açaí não é muito difícil. Ao investir, o empreendedor tem a concessão do uso da marca, comercialização de produtos e apoio na montagem das lojas físicas e quiosques. É o processo tradicional entre franqueadores e franqueados, como explicamos aqui. Dessa forma, ao adquirir uma franquia você poderá comercializar produtos e serviços da marca seguindo os processos estabelecidos pela franqueadora. As redes de franquias oferecem diversos modelos de investimento. Existem no mercado vários formatos de franquia de açaí, para todos os gostos e todos os bolsos. Lembrando que as franquias, principalmente as de alimentação, tem passado por mudanças rápidas para se adequar ao mercado. Por exemplo, os serviços de delivery tem aumentado e se transformado. É preciso investir em conhecimento de marketing e logística.
O funcionamento de uma franquia de açaí
Existem diversos formatos de funcionamento de uma franquia de açaí: quiosques em shoppings, estruturas convencionais e tendas em centros urbanos. As empresas que possuem propostas mais elaboradas e que vendem versões diferenciadas do açaí, exigem mais capital do investidor. No entanto, certamente também proporcionarão maiores lucros. Como todo negócio do ramo de alimentação, a franquia de açaí funciona em dias não úteis, demandando trabalho em finais de semana e feriados. Esse funcionamento demanda muito mais disposição do franqueado. Por isso, o empreendedor que pretende investir deve estar bem atento ao que consta no contrato da franquia. O franqueado, afinal, deve ter atuação presente no funcionamento da loja: gerenciando problemas, treinando funcionários e administrando finanças e pedidos. Além disso, deverá ter muita atenção com a higiene da unidade e seus produtos estocados, mantendo-os frescos e livres de qualquer contaminação.
Franquias de açaí para ficar com água na boca
O mercado de açaí é extremamente lucrativo e promissor. Com a disposição de muitos brasileiros apostando em uma alimentação saudável, o açaí é uma boa aposta. Foto: Unsplash Aqui na Franchise Store você encontra duas redes de franquias de açaí para investir. Conheça mais sobre elas:
Oakberry Açaí Bowls
A Oakberry Açaí Bowls é uma empresa pensada para suprir uma demanda não atendida no mercado de alimentação; o “fast-food” saudável. Afinal, a marca sabe que são muitos os que não têm tempo suficiente para se alimentar de maneira energética e saudável.
A missão deles é entregar uma experiência saborosa, natural e nutritiva, de forma rápida. Dessa forma, mudar a maneira como o “fast-food” é visto e pensado, propondo uma nova qualidade de vida.
Toca do açaí
A marca Toca do Açaí foi criada em 1999, tendo a sua primeira unidade inaugurada em um ambiente diferenciado em São Paulo, onde apresentaram o conceito de alimentação saudável, rápida, energética e uma opção alternativa para os lanches rápidos convencionais. O espírito empreendedor levou a marca a conquistar o coração e paladar de todas as regiões brasileiras.