Franquia de cafeteria: uma tendência quente para um país que ama café

Café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Além disso, o país é um dos maiores produtores e exportadores de café do mundo todo.

O Café é a segunda bebida mais consumida no Brasil. O consumo médio dos brasileiros fica entre 3 a 4 xícaras – por dia.  Podemos dizer que o café é uma paixão nacional: café expresso, café com leite, cappuccino… 

E as projeções são de que o consumo dessa bebida irá continuar aumentando. Assim como um cafézinho, uma franquia de cafeteria vai bem em qualquer lugar, em qualquer hora.  Afinal, investir em uma franquia de cafeteria é apostar em oferecer uma das bebidas mais queridas dos brasileiros. Aquela que vai bem no café da manhã, depois do almoço, no meio da tarde, depois da reunião…momentos ideais para tomar um cafézinho não faltam. É por isso que é difícil achar um porquê para não apostar em uma franquia de cafeteria como negócio. Ela possui um modelo de fácil de ser implementado e costuma garantir lucro em todas as épocas do ano.  Nesse sentido, ela pode se destacar no mercado ao expor e oferecer produtos deliciosos e únicos, além de oferecer um atendimento diferenciado para garantir a satisfação dos amantes de café.

Além do óbvio 

Se engana quem pensa que na franquia de cafeteria só se oferece café, nada disso. O negócio não precisa e nem deve ficar estagnado em oferecer apenas o óbvio. Investir em outros produtos alimentícios e apresentar um cardápio variado pode ser uma ótima estratégia para alavancar as vendas e alcançar um número maior de clientes. Esse movimento será traduzido em maior espaço e popularidade no mercado. Oferecer um cardápio diferenciado, com produtos diversos, aguça a curiosidade do cliente em escolher e conhecer as opções oferecidas, proporcionando experiências variadas gastronômicas.

O que você precisa saber antes de investir em uma franquia de cafeteria

Nem só de café sobrevive a franquia de cafeteria

Antes de investir, será necessário passar pelas etapas fundamentais anteriores à abertura de qualquer franquia: avaliar a sua afinidade com o ramo, avaliar a sua capacidade financeira, dominar conceitos do mercado, considerar sua disposição para se capacitar de forma contínua e ser resiliente frente ao mercado. Todos esses pontos são desafiadores. Além deles, vamos explorar outros fatores que devem ser levados em consideração:

Fazem parte do ramo de alimentação

Pessoa preparando uma bebida em uma máquina de café

Apesar de ser um setor bastante forte e lucrativo, ele é bastante desafiador. Ele implica em ter que se atualizar em determinados conhecimentos específicos, como a sazonalidade de produtos que serão matéria-prima para o negócio. Além disso, o franqueado precisará se manter sempre atento ao controle de estoque e os cuidados com higiene e licenças, fora questões de atendimento ao cliente e contato com a equipe. Outro ponto para ter em mente em franquias que envolvem comida é o relacionamento, não apenas com os consumidores, mas também com fornecedores e funcionários. O dia a dia da franquia dependerá necessariamente da participação de outras pessoas, os colaboradores, os funcionários, para funcionar adequadamente.

Baixo valor de investimento 

Existem franquias de cafeteria no mercado que possuem um valor de investimento baixo se comparado a outros modelos do mesmo setor.  Há franquias com valores mais altos, mas a possibilidade de abrir um negócio com baixo investimento existe. 

Ponto de encontro

Mulher e homem de mãos dadas enquanto seguram xícaras de café

Tomar um cafezinho, aproveitar uma pausa entre reuniões, encontrar pessoas queridas, ter conversa gostosa com os amigos… Todos esses momentos prazerosos combinam com uma cafeteria.

A franquia de cafeteria é um ótimo ponto de encontro para ter um momento para si ou para reuniões, em qualquer momento do dia. A experiência dentro do ambiente da cafeteria, não só dos produtos, é muito importante para o cliente. Por servir como um point para os mais variados momentos, o negócio aumenta suas chances de sucesso e lucratividade.

Suporte garantido 

Algumas franquias oferecem suporte técnico, jurídico e nutricional.  Se você tiver algum problema, não estará sozinho e terá a quem recorrer.  E quando falamos de negócios, ter suporte é muito importante para a manutenção do mesmo. Saber como e por onde começar já é muito bom.

O projeto operacional e de marketing já estão prontos

Lojas já estabelecidas no mercado costumam inspirar confiança nas pessoas – elas já vêm com uma reputação que começou a ser construída há muito tempo. Toda essa trajetória – que não foi rápida – que precisaria ser construída no caso de uma nova marca, você pode estar utilizando esse tempo em outros processos. Todas as etapas relacionadas a montagem, exposição e marketing do produto já foi pensado, testado e avaliado. 

Muita coisa já vem pronta, mas a gestão é sua A franqueadora se encarrega de garantir ao franqueado noções básicas de gestão e know how para administrar a própria unidade. Contudo, será necessário que o empreendedor tenha interesse em se capacitar continuamente no segmento que pretende atuar. Será necessário investir tempo para dominar a gestão, logística e habilidades necessárias para continuar com o negócio. 

O desempenho como franqueado vai influenciar bastante o sucesso do seu negócio, assim como o comprometimento de todos os outros envolvidos na rotina da unidade.

Franquia de cafeteria para você investir: Inverno D’Itália

Para finalizar, trouxemos uma franquia de cafeteria incrível! A Inverno D’ Italia está no ramo de fabricação de produtos para cafeterias há décadas, tendo se tornado uma marca renomada no setor. 

É uma empresa familiar com tradição bem-sucedida que foi encorajada a montar outras lojas e franqueadas, criando assim uma rede com bebidas exclusivas, atendimento rápido, copos importados dos Estados Unidos e outros diversos diferenciais. A franquia fabrica e distribui praticamente todos os produtos que oferecem, facilitando a operação do franqueado e garantindo alto padrão de qualidade.  Hoje contam com cafés, chocolates, bolos, brownies, pães de queijo, muffins, donuts, todos desenvolvidos e produzidos por eles na sua matriz.  Trabalham com modelo de baixo custo de instalação, muito bom gosto e grande rentabilidade, sem abrir mão da qualidade dos equipamentos e cuidado na montagem das lojas.