A fórmula de sucesso da rede é oferecer um mix completo de serviços estéticos para o homem, que vai muito além dos essenciais corte e barba
Será inaugurado neste mês de outubro, a Garagem Barba, Cabelo e Bem-Estar na região da Avenida Paulista, cartão postal da cidade de São Paulo, e consolida sua expansão como a maior rede de barbearias no Estado de São Paulo. A nova unidade será a nona aberta pela empresa e segue apostando na fórmula de sucesso, de oferecer um mix variado de serviços para o público masculino, que vai muito além dos tradicionais corte de barba e cabelos.
Atualmente, o Garagem tem unidades em três shopping Cidade Jardim, Jardim Sul e D&D, além das lojas de rua no Itaim, Moema, Anália Franco, Perdizes e Vila Mariana.
Com a futura unidade no shopping Pátio Paulista, serão, ao todo, nove unidades, todas na capital paulistana. No geral, são atendidos cerca de 4 mil clientes/mês.
A ideia é abrir mais quatro unidades nos próximos meses, totalizando treze unidades até o final de 2017. “A demanda alta, somada ao número de interessados em franquear a marca, têm sido enormes”, conta a empreendedora Fernanda Dib, que fundou a rede de barbearias junto com o sócio Enrico Montes. “Hoje o mercado de beleza masculino amadureceu, por isso vemos um potencial de crescimento gigante para a operação. ”
Fundada em 2001, portanto, muito antes do boom de barbearias, o Garagem foi a primeira barbearia premium voltada exclusivamente para o público masculino no Brasil. Para além do pioneirismo, formou uma clientela fiel sendo que, aos poucos, a decoração inspirada nas garagens, que deram nome ao lugar, começaram a chamar a atenção também de investidores, dispostos a multiplicar o negócio de sucesso. “Ao longo dos últimos anos, muitas pessoas nos procuraram para abrir um espaço igual ao nosso”, lembra Fernanda Dib, que ao lado de Enrico Montes, comanda o Garagem.
A grande demanda e a ideia de expandir para todo o Brasil levaram os sócios a procurar a consultoria da Francap e a iniciar a formatação da franquia. O trabalho exigiu padronização dos processos, repaginação da marca, o redesenho do espaço – hoje menos temático do que no passado – e sinalizou a possibilidade de a rede crescer em dois modelos. Um menor, que exige área mínima de 30 metros quadrados e é próprio para shoppings centers e para as chamadas lojas “Pit Stop”, e outro tradicional, com mínimo de 110 metros quadrados, ideal para pontos de rua.
O cardápio de serviços do Garagem é bastante completo, pois a ideia é atender o homem contemporâneo em todas as suas demandas. Além dos essenciais cortes de cabelo e barba, a rede oferece também podólogo, manicure, serviços diversos de tingimento, depilação, massagens e tratamentos estéticos.
E a ótima notícia é que neste “clube do bolinha”, o cliente ganha uma cerveja premium para cada serviço contratado. Isso significa saborear várias opções da bebida, enquanto se corta o cabelo, faz a barba ou durante uma relaxante massagem anti-stress. Quanto mais serviços, mais cervejas são desfrutadas.
Entre os serviços, muito mais que uma barbearia
Na área de coloração dos fios, cabelo, barba, cavanhaque, costeletas e sobrancelhas podem ser tingidos no local. O reflexo invertido (revés), que suaviza os grisalhos, faz bastante sucesso entre os homens. Já a depilação pode ser no rosto (incluindo design de sobrancelhas) ou peito, ombros, pernas, costas, braços e barriga. Na área de estética, o mix de serviços inclui massagem facial, hidratação facial, tratamento para combate da gordura localizada, drenagem linfática, renovação celular, limpeza de pele (rosto ou costas), limpeza com vitamina C e maquiagem. Por fim, as massagens disponíveis são shistsu, anti-estress, integrativa, desportiva, pedras quentes e reflexologia. A rede, ainda, dispõe de botox capilar, escova inteligente e relaxamento de barba e cabelos, para baixar o volume e frizz dos fios.
Já o Dia do Noivo foi desenvolvido para o homem passar suas últimas horas de solteiro ao lado de padrinhos, amigos e familiares. De três a sete horas, o pacote contratado pode envolver, além de corte de cabelo e barba, uma massagem relaxante, podologia e aplicação de pó facial anti-brilho, por exemplo.
Sistema de franquia
Para ser um franqueado da rede, é preciso ter perfil de liderança e experiência anterior na área comercial e administrativa. Além disso, é fundamental a dedicação ao negócio, além de dispor de capital próprio. Os investimentos variam de R$ 100 mil a R$ 290 mil, sem contar o ponto e as luvas. O retorno estimado é de 24 a 36 meses.
Conheça a franquia do Garagem, disponível nos dois formatos abaixo:
| Garagem Barbearia – Pit Stop e Shoppings (a partir de 36 m²) | |
| Taxa de franquia | R$ 45 mil |
| Royalties | 4% sobre o faturamento bruto |
| Taxa de publicidade | 2% sobre o faturamento bruto |
| Capital de giro | R$ 30 mil |
| Prazo de retorno | De 24 a 36 meses |
| Investimento total (sem ponto e luvas) | R$ 100 mil à 150 mil |
| Garagem Tradicional – Loja Convencional (a partir de 100 m²) | |
| Taxa de franquia | R$ 54 mil |
| Royalties | 4% sobre o faturamento bruto |
| Taxa de publicidade | 2% sobre o faturamento bruto |
| Capital de giro | R$ 40 mil |
| Prazo de retorno | De 24 a 36 meses |
| Investimento total (sem ponto e luvas) | R$ 200 mil à 290 mil |
