Nos últimos anos, as redes de escolas de idiomas tiveram um crescimento acima da média do mercado de franquias. Em 2013, por exemplo, enquanto o faturamento das franquias brasileiras aumentou 11,9%, o segmento de Educação e Treinamento registrou alta de 16,6%.
A Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos que serão sediados no Brasil colaboraram para o crescimento de matrículas em cursos de língua estrangeira no país. Porém, além de se prepararem melhor para os eventos esportivos internacionais, os brasileiros já perceberam que aprender um segundo idioma é importante para obter sucesso profissional.
O aumento da procura pelos cursos e o grande potencial de crescimento das empresas do ramo também promoveram uma grande movimentação no setor nos últimos tempos.
Nos anos 2000, o segmento passou a contar com uma das maiores empresas franqueadoras do país, o Grupo Multi Holding, que reuniu as escolas Wizard, Yázigi, Skill, Alps e Quatrum English Schools – recentemente, a holding foi vendida para a Pearson Education do Brasil. As marcas Red Balloon e Wise Up, por sua vez, também tiveram parte do capital adquirido pela divisão de Educação do Grupo Abril e entraram em novo ciclo de expansão.
Mas com tantas marcas no mercado e um grande número de escolas de idiomas já em funcionamento, ainda vale a pena abrir uma franquia neste ramo? A resposta é sim – e prova disso é que as redes continuam em franca expansão e novas marcas não param de surgir.
Além da consolidação de marcas nacionais, recentemente vieram para o Brasil novos players (Open English, English Town) com um novo método de educação: o ensino à distância. Esse modelo, até então novo para escolas de idiomas, conquistou principalmente alunos das classes A e B.
“É verdade que existem muitas marcas de peso no mercado, mas se uma marca oferece algo de diferente do que já existe neste nicho, vale a pena estudar o investimento”, afirma a consultora Paula Marques, Líder de Projetos da Cherto Consultoria.
Para quem pretende abrir uma franquia no ramo, é importante avaliar a região em que a unidade será instalada e analisar os diferentes custos de cada marca. “O valor do investimento de cada franquia varia de acordo com o que a escola pode oferecer para seu público. Métodos mais sofisticados e tecnológicos vão custar mais para o candidato”, explica Paula.
Confira 25 oportunidades para quem pretende investir em uma escola de idiomas:
Centro Britânico – R$ 240.000,00
Centro Europeu – R$ 530.000,00
Cultura Inglesa – R$ 350.000,00
Extreme Idiomas – R$ 57.500,00
Instituto Brasileiro de Línguas – R$ 32.500,00
Rockfeller Language Center – R$ 60.000,00
United Institute – R$ 95.000,00