Ilustração - Blog Franchise Store

8 formas de divulgar a sua franquia

O processo de busca e seleção de franqueado inicia-se com a definição das áreas de interesse – regiões, estados, cidades e/ou bairros – para a expansão da marca e termina com a assinatura do Contrato de Franquia entre a Franqueadora e o novo Franqueado.

Uma das etapas desse processo de expansão é a divulgação da possibilidade de comprar uma Franquia da marca. Essa divulgação é fundamental para atrair candidatos interessados e pode ser explorada de diversas formas, como veremos a seguir.

Presença em Feiras de Franquias

Montar um stand da marca em feiras de Franquias para expor o negócio da marca, como a feira da ABF, por exemplo.

Ponto positivo: nessas feiras é possível ter um contato mais próximo com um grande volume de interessados e pegar diversos cadastros para trabalhar depois que as feiras encerrarem.

Ponto negativo: poucos negócios são efetivamente fechados nessas feiras já que muitos dos interessados estão buscando diversas opções de marcas, além da sua.

Anúncio em Guias de Franquias

Anunciar as informações do negócio em Guias de Franquias, além de comprar pequenos espaços publicitários dentro desses guias para reforçar a presença da marca.

Ponto positivo: muitos interessados em entender mais os investimentos necessários para as marcas buscam esses guias. Então, não estar presente nesses guias pode dificultar o contato de possíveis interessados com a sua marca.

Ponto negativo: praticamente todas as marcas anunciam nesses guias. Destacar-se é um desafio.

Assessoria de Imprensa

Contratar os serviços de uma Assessoria de Imprensa para utilizar notícias em geral para divulgar a marca e mostrar a possibilidade de se tornar um franqueado do negócio.

Ponto positivo: muitos interessados buscam diversas notícias em revistas, jornais, portais de notícias, sejam especializados do setor ou não. Então estar presente nesses meios pode trazer mais visibilidade à marca.

Ponto negativo: atenção ao preço cobrado pelas agências. Antes de contratar é preciso entender o real custo benefício dos serviços e se faz sentido para o orçamento da franqueadora.

Espaço exclusivo no site da marca

Criar uma área no site da marca com o link “Seja um Franqueado”, que dê acesso à um hotsite com as informações básicas do negócio. Esse link no site voltado a informações da franquia deve conter um espaço para que os interessados se cadastrem. Assim diversos leads podem ser gerados para que a área de expansão da marca entre em contato depois.

Esse hotsite focado em divulgar a Franquia permite que muitas pessoas que acessam o site para entender melhor dos produtos, serviços e presença geográfica também tenham contato com a possibilidade de tornar-se um franqueado da marca.

É muito importante que esse hotsite seja atualizado sempre, com as informações mais recentes do negócio.

Mídia cruzada

Utilizar as ações de marketing institucionais da marca para divulgar a possibilidade de tornar-se um franqueado.

Ponto positivo: aproveita o investimento feito na ação para também divulgar a questão das franquias.

Ponto negativo: muita atenção para não perder o foco principal da ação.

Redes Sociais

Divulgar nas redes sociais da marca a possibilidade de adquirir uma Franquia da marca, reforçado por links patrocinados no Facebook, por exemplo. Muitas pessoas utilizam, além do site da marca, as redes sociais para conseguir informações sobre a empresa. Além do mais, o Facebook permite diversos anúncios direcionados a regiões específicas, como as definidas para expansão.

Google AdWords

Utilizar a ferramenta de AdWords do Google para aparecer em destaque na página de buscas. Para isso, a marca precisa entender muito bem quais palavras chaves comprar para que os resultados das buscas sejam mais certeiros e realmente tragam destaque para a marca.

Anúncio em Portais do setor de Franquias

Assim como o anúncio em Guias do setor é importante anunciar em Portais do setor, seja através de disponibilização de informações do negócio, seja comprando banners ou espaços de destaque dentro dos portais.

Ponto positivo: muitos interessados em entender mais os investimentos necessários para as marcas buscam esses portais, assim como os guias. Então, não estar presente também pode dificultar o contato de possíveis interessados com a sua marca.

Ponto negativo: praticamente todas as marcas anunciam nesses portais. Destacar-se é um desafio.

Independente de quais formas de divulgação forem trabalhadas, para todas as detalhadas acima é muito importante manter a mesma identidade de marca, ou seja, um padrão visual nos materiais construídos e utilizados para suportar as ações de divulgação.

Além do mais, antes de escolher quais formas de divulgação serão feitas, a Franqueadora deve entender muito bem qual o perfil do franqueado que deseja atingir. Só assim saberá quais formas de divulgação serão mais certeiras. Entender esse perfil é muito importante para que a Franqueadora evite gastar esforços e orçamento com ações que não trarão o número desejado de possíveis candidatos a franqueados.

Por último, é imprescindível que a franqueadora faça um planejamento anual dessa divulgação refletindo os investimentos necessários para cada ação, quando serão realizadas e se serão trabalhadas em regiões específicas ou não.