6 passos para expandir o seu negócio

Por isso, é importante pensar com cuidado antes de tomar uma decisão como essa.

A expansão não precisa ser necessariamente um aumento de infraestrutura, com novos prédios e equipamentos. Há outras formas de expandir o seu negócio sem que a estrutura física precise crescer proporcionalmente. 

Reunimos aqui alguns passos para expandir o seu negócio, com sugestões de áreas que podem ser impactadas com essas propostas de crescimento.

1. Novos produtos, novos serviços
O primeiro passo para expandir o seu negócio pode estar bem na sua frente: nas prateleiras. Pesquise a possibilidade de inserir novos produtos e serviços em seu portfólio. Mas lembre-se de analisar com cuidado o mercado e os hábitos dos seus consumidores. A ideia é atender uma necessidade não atendida do mercado em que você já atua.

2. Alcançar novos territórios
De tempos em tempos, é preciso analisar minuciosamente as áreas de atuação da sua empresa. Em algum momento, pode surgir a oportunidade de expandir sua presença para outros pontos da cidade, do estado e, até mesmo, do país. Depois que seus produtos começarem a conquistar novos territórios, é hora de pensar em aumentar a produção.

3. Fazer parcerias e crescer
Em algumas situações, expandir o seu negócio não precisa ser uma aventura solitária. Buscar parcerias pode ser um bom caminho para crescer. Pesquise por empresas que possuam sinergia com o seu negócio – seja na área de produção, divulgação ou distribuição. Pense sempre em parcerias ganha-ganha, situação em que os dois lados saem ganhando.

4. Novos canais de distribuição
Como dito anteriormente, a expansão do negócio não precisa ser física e não precisa ser dispendiosa. Ao invés disso, você pode investir em novos canais de distribuição para os seus produtos, mantendo inicialmente a mesma estrutura interna. Abrir um e-commerce, por exemplo, é uma boa oportunidade de expandir os negócios e aumentar o faturamento.

5. Faça um bom plano de marketing
Para qualquer tipo de expansão que será feita, é importante ter um plano de marketing bem estruturado e detalhado. Se for um novo produto, qual é o diferencial dele com relação aos produtos já existentes? Qual estratégia de precificação você vai utilizar? Será que um novo produto pode afetar as vendas de outros produtos do portfólio e criar uma competição interna?

Se o objetivo é conquistar novos territórios, qual será a estratégia de comunicação para divulgar os seus produtos nesse novo mercado? Como os potenciais clientes vão ficar sabendo dos seus produtos e serviços? 

Se for expandir os seus canais de distribuição com um e-commerce, é bom pensar em investir também em uma estratégia de marketing digital.

6. Planejamento financeiro é essencial
Outro ponto importante é fazer o planejamento financeiro da expansão. Coloque em uma planilha todos os custos envolvidos e qual é a expectativa de aumento nas receitas. Calcule o fluxo de caixa para os próximos meses e veja se a expansão poderá ser bancada com o caixa da empresa ou se você vai precisar de alguma linha de financiamento.

 

Fonte: Santander Negócios