A tecnologia 5 g possibilita conexões de internet móveis com alcance e velocidades maiores. A tecnologia 5G é uma tecnologia padrão de quinta geração que vem ganhando cada vez mais espaço e promete mudar a vida das pessoas e todos os âmbitos da sociedade.
A rede 5G também tornará possível a interconexão de diversos dispositivos e equipamentos de forma simultânea, tanto no ambiente doméstico quanto no profissional. Esse fator será determinante na implementação e evolução da “Internet das Coisas” Ter um aparelho com 5G possibilitará um desempenho melhor no processamento de uploads e downloads, maior velocidade na transferência de dados e uma economia altamente significativa no consumo de energia dos aparelhos. O processamento das informações, como um todo, acontecem de forma muito mais veloz. No Brasil a tecnologia se instalará gradualmente e chega com a promessa de revolucionar a vida das pessoas, empresas e da sociedade.
Como o 5G acontece na prática e as suas (muitas) vantagens
Para entendermos um pouco sobre o 5G funciona, podemos recorrer a algumas comparações: A mais notável diferença do 5G para o 4G é a velocidade na transferência de informações, chamada de latência. Nesse cenário, estamos falando de uma latência que passa a ser menor e a velocidade que passa a ser maior, assim como a capacidade de transmissão de dados. Outro elemento diferencial do 5G é a quantidade de dispositivos que podem estar conectados em rede. No 4G a cobertura é de 10 mil aparelhos a cada quilômetro, já no 5G a rede de cobertura pode ser de até 1 milhão de aparelhos por quilômetro em uma mesma rede. E o mais impressionante: podem ser operados remotamente e de forma mais segura. Mas devemos considerar que o Brasil é um país de proporções continentais, o que por si só já imagina-se desafios para a implementação; esse aumento do raio de cobertura implica em uma maior acessibilidade à internet, incluindo-se áreas descobertas e áreas de difícil acesso. Precisaremos ir com calma: para suportar tal tecnologia, o país precisará de toda uma infraestrutura adequada para recebê-la e o Brasil ainda não dispõe de uma rede específica para ela.
Mas as previsões são boas: a Anatel estima a possibilidade do uso amplo do 5G no Brasil em 2022. O 5G é o mais recente padrão tecnológico para serviços móveis e a empresa vem trabalhando para promover sua implementação no País de forma segura e sustentável. Além dos benefícios na esfera individual individual, a evolução com a rede 5G permite ainda a possibilidade de estudos e trabalho remoto com maior qualidade nas videoconferências, acesso à medicina à distância, melhoria da mobilidade urbana e desenvolvimento de cidades inteligentes.
Listamos algumas vantagens do 5G:
– Aumento das taxas de transmissão; – Baixa latência e maior velocidade; – Maior densidade de conexões – muitos dispositivos conectados ao mesmo tempo sem problemas; – Maior eficiência energética dos equipamentos – mais economia e sustentabilidade.
A internet das coisas (IoT)
A Internet das Coisas (IoT) se refere a uma rede de objetos físicos incorporados a sensores, software e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet. A IoT pode englobar dispositivos objetos domésticos comuns a ferramentas industriais sofisticadas.
Será possível conectar diversos objetos do cotidiano. Foto: Unsplash. Será possível conectar diversos objetos do cotidiano. Foto: Unsplash
Eletrodomésticos, carros, termostatos, babás eletrônicas – através de dispositivos incorporados é plenamente possível uma comunicação perfeita entre pessoas e máquinas. Essa realidade vem sendo, aos poucos, implementada na rotina das pessoas. É a própria tecnologia que possibilita que os mais diversos objetos se conectem à internet e se tornem interativos. Vejamos alguns exemplos rotineiros: computador, smartphone, relógio inteligente, Smart TV, aparelhos domésticos ou até mesmo os carros. Se as tecnologias IoT podem mudar a forma como interagimos com a casa e objetos, imagine quando existir a possibilidade disso ser aplicado na gestão de uma cidade ou de uma metrópole, com um alcance amplo. Essa é a ideia central da tecnologia 5G, consolidar e diversificar a Internet das Coisas em setores como segurança pública, telemedicina, EAD, cidades inteligentes, automação industrial – entre vários outros.
Como pensar o 5G nas empresas brasileiras?
O cenário corporativo também foi inundado por transformações. Foto: Unsplash.
É facilmente detectável os processos que a pandemia e o isolamento social aceleraram em todo o mundo; um processo de transformação e migração mais intensa para o digital rapidamente se tornou uma realidade. Tudo indica que esses novos padrões de lidar com a tecnologia vieram para ficar, pois implicam em redução de custos e maximização do lucro, especialmente quando falamos das empresas.
É nesse cenário em que o 5G se torna muito aguardado pelas empresas brasileiras, pois ele poderá ser o motor decisivo que levará à aceleração e o avanço da transformação digital nas empresas no Brasil. Por outro lado, devemos averiguar se suas companhias estão preparadas para essa mudança de paradigma em termos de conectividade, assim como a sociedade. Além de mudanças estruturais, será necessária uma transformação cultural. As vantagens são de encher os olhos de qualquer um: acesso a computação em nuvem, investimento em Big Data, análise de dados e machine learning com resultados sem precedentes para gerar melhores estratégias de negócios. Já se torna urgente discussões sobre as formas responsáveis de usufruir do 5G para alcançar funcionalidades inovadoras e acessíveis que solucionem desafios e gerem oportunidades de criar vantagens competitivas para organizações em que trabalham e seus clientes. Os líderes brasileiros têm uma responsabilidade fundamental em fomentar discussões para que o setor corporativo no país não fique para trás na corrida tecnológica global, o que aumentaria a condição de desigualdade digital do Brasil em relação a outras regiões do mundo.
Brisanet
A operadora brisanet pretende ofertar pacotes de dados 5G poe R$ 30 de 100/150 GB de franquia até o ano de 2023. A empresa pretende realizar um investimento de R $1,3 bilhão, sendo a maior parte dele destinada para a quinta geração de internet móvel. Em 2024, esse valor pode bater R$1,5 bilhão, com uma porcentagem de cerca de 60% desse valor sendo direcionado para a tecnologia. A empresa de telecomunicação participou do leilão do 5G e arrematou frequências nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Nesse cenário em que as operadoras já se encontram firmemente posicionadas na sua ligação com o 5G, devemos entender como ele funciona tanto individualmente, coletivamente e empresarialmente. O impacto no mercado de franquias em breve se tornará uma realidade. Acompanhe no nosso site.