Com o terceiro maior faturamento do mercado de produtos pet do mundo, o Brasil oferece inúmeras possibilidades de crescimento para quem quer investir no setor. E é através da franquia de pet shop que muitos empreendedores encontram uma forma de começar o próprio negócio de uma maneira prática e segura.
Tamanha participação pode ser explicada pela forma como os brasileiros enxergam seus bichinhos de estimação: mais do que animais, eles fazem parte da família.
Inclusive, mesmo durante a crise muitas pessoas não abriram mão de dar uma boa qualidade de vida ao seu animalzinho, mantendo gastos com alimentação, saúde e bem-estar do animal. Durante a pandemia, o mercado pet registrou alta de 13,5% em relação a 2019, movimentando mais de R$40 bilhões com produtos e serviços do setor.
Impulsionado pela pandemia, a estimativa do Instituto Pet Brasil era que o comércio eletrônico de produtos pet tenha faturado mais de R$1,6 bilhão no ano passado com destaque para empresas que apostaram nas redes sociais para continuar oferecendo serviços e produtos de qualidade aos bichinhos mesmo durante os períodos de isolamento.
De acordo com a Euromonitor Internacional, a estimativa é que até 2025 o Brasil tenha uma expansão de 42,7% no mercado pet. Para quem gosta de animais e pretende investir na área, não faltam bons motivos para ficar de olho nas franquias de pet shop.
Gostar de animais e ter perfil para investir em franquias de pet shop são coisas completamente diferentes. Como franqueado, o empreendedor vai precisar lidar com a rotina da unidade, atendimento, gestão de funcionários e escolher os melhores profissionais para atender os pets. Foto: Unsplash
Já pensou nos detalhes que envolvem a rotina das franquias de pet shop?
São muitos produtos para acompanhar e garantir que não faltarão no estoque, e serviços que devem ser entregues com a melhor qualidade possível já que estamos falando da vida de animais que são tudo para seus tutores.
Mas para quem decide investir em uma franquia de pet shop nada disso é problema porque a franqueadora acompanha o franqueado e a unidade de perto desde as primeiras etapas do negócio através de suporte e treinamento.
Tudo para garantir que o empreendedor tenha condições de administrar a unidade, independentemente de sua experiência no mundo dos negócios ou no mercado de produtos pet, como você verá mais adiante.
Além de prestar suporte e treinamento a todos os franqueados da rede, o mercado de franquias fornece informações completas sobre o valor total da operação, incluindo todas as taxas cobradas pela franqueadora, como taxa de franquia, capital de instalação, capital de giro, etc.
Conhecer o mix de produtos e os serviços oferecidos pela marca escolhida também são outros fatores que influenciam no valor da unidade. Por isso é tão importante conhecer as modalidades oferecidas pela franqueadora e decidir a que mais se enquadra no seu perfil e na sua realidade financeira.
De qualquer forma, investir em uma franquia de pet shop significa saber exatamente para onde vai seu dinheiro, sem correr o risco de se deparar com gastos acima do orçamento ao longo da negociação.
Uma das principais características do mercado de franquias é a possibilidade de trabalhar em áreas que você possui pouco ou nenhum conhecimento.
Mesmo para quem nunca imaginou trabalhar com animais, as franquias de pet shop oferecem toda infraestrutura e conhecimentos necessários para fazer com que o franqueado esteja à frente de uma unidade de sucesso. No entanto, é importante ressaltar que gostar de animais e trabalhar com franquias de pet shop são coisas diferentes.
O franqueado pode não ser veterinário, mas precisa ter em mente que se a franquia oferece serviços de saúde será necessário ter um profissional qualificado para realizar o atendimento, ou seja, é fundamental encontrar as pessoas certas para trabalhar na unidade.
Franquias deste segmento necessitam de muita atenção na administração do mix de produtos, serviços oferecidos, estoque e cuidado na contratação de funcionários, desde veterinários até profissionais de estética animal.
Lembre-se que os consumidores levam seus animais em locais de confiança onde os bichinhos são tratados com respeito e carinho. Por isso, é necessário pensar muito bem antes de investir em uma franquia de pet shop: se você não estiver preparado para oferecer o melhor serviço talvez seja melhor pensar em outro segmento!
A franquia de pet shop oferece diversos tipos de produtos e serviços, desde lojas tradicionais que vendem ração, brinquedos e acessórios até farmácias de manipulação especializadas em animais. Foto: Unsplash
Animal Place
Investimento inicial: a partir de R$240 mil
Faturamento médio mensal: R$50 mil
Retorno do investimento: de 18 a 24 meses
Drogavet
Investimento inicial: a partir de R$250 mil
Mercadão Pet
Investimento inicial: a partir de R$220 mil
Padaria Pet
Investimento inicial: a partir de R$85 mil
Retorno do investimento: de 24 a 40 meses
Petland
Investimento inicial: a partir de R$400 mil
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