5 dicas para organizar as contas de sua franquia

1ª Dica: Procure organizar um orçamento, acrescentado os prazos para execução
O orçamento ajudará o franqueador a priorizar os pagamentos a serem feitos. Porém, vale lembrar que o valor orçado é que vale a despesa corrente.

Assim, água, eletricidade, aluguel, internet, publicidade, royalties e outras taxas de franquia devem ser consideradas. Dessa maneira, você pode ver exatamente quanto custa cada mês para administrar sua franquia.

O dinheiro tem datas associadas a ele, como, quando é recebido, quando é devido e quando é pago. Ou seja, você precisa saber quanto tempo tem para renovar seu contrato de franquia para que ele funcione corretamente.

Para manter a estabilidade financeira, ajuda a ter um controle firme de suas projeções financeiras. Além disso, no mercado de franquias, também é importante estar atento aos prazos para poder cumprir suas obrigações como franqueador ou franqueado.

2ª Dica: Tente cortar custos para organizar as contas de sua franquia
É melhor começar comece o mês com uma mentalidade de economia do que ficar desapontado com os gastos totais do mês. Você poderia, por exemplo, definir metas e objetivos mensais focados na redução do consumo de recursos.

Com esse resultado, fica muito mais simples obter um retorno de investimento satisfatório para sua franquia. Para isso, defina uma meta de economia e construa gradualmente um fundo de emergência para cobri-la.

Em outras palavras, disciplina financeira deve ser praticada ativamente. O melhor método de monitoramento de desempenho é diariamente usando indicadores. Exemplificando, os ganhos, margem de lucro e carga de dívida são métricas interessantes para examinar.

3ª Dica: Gerencie seus fornecedores
O papel dos fornecedores em um sistema de franquia é crucial. Uma vez que seus fornecedores têm alguma influência na qualidade dos produtos que você oferece a seus clientes.

Nesse sentido, um erro ou atraso de um fornecedor pode prejudicar tanto a satisfação do cliente quanto a imagem da empresa.

4ª Dica: Converse e negocie
As habilidades naturais de um empreendedor incluem comunicação e negociação. Aliás, a melhor maneira de aumentar os resultados de uma franquia é por meio de linhas de comunicação abertas entre o franqueador e seus franqueados. Por exemplo, se um fornecedor está atrasado, você pode tentar negociar preços mais baixos e descontos em pacotes para remessas futuras.

É crucial manter o departamento financeiro informado sobre quaisquer problemas que surjam. Dessa forma, você pode procurar detalhes cruciais antes de entrar em negociações com as partes envolvidas, como datas de vencimento, taxas de juros etc.

5ª Dica: Mantenha o seu estoque controlado
Qualquer empreendedor sabe que manter um estoque saudável é para o bem-estar financeiro de sua franquia.

Coloque-se no papel de administrar uma franquia especializada na venda de hambúrgueres. Afinal, os clientes chegam às dezenas esperando na fila para fazer pedidos.

Mas você descobre que o estoque não vai atender a demanda diária, e isso demanda que esses compradores não podem fazer pedidos porque os estoques acabaram. Seria uma situação terrível de se lidar, certo?

Então, pense no feedback negativo sobre a franquia e como esses clientes, provavelmente, nunca mais conseguiriam colocar as mãos em nenhum produto da marca, mesmo que estivesse disponível em um local diferente.

Portanto, o gerenciamento eficaz do fluxo de caixa é crucial para alcançar o sucesso financeiro.

 

Fonte: Notícias Concurso