Ilustração - Blog Franchise Store

42 redes estrangeiras abriram franquias no Brasil em 2013

Segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 42 redes estrangeiras abriram sua primeira franquia no Brasil em 2013. Elas representam 15% do total de marcas que entraram no mercado brasileiro de Franchising naquele ano.

Algumas grifes internacionais já atuavam no Brasil há algum tempo, mas não com franquias – como é o caso de Adidas, Calvin Klein, Samsung e Tommy Hilfiger. Outras só desembarcaram por aqui no ano passado mesmo, como Desigual e GAP. A maior parte das redes estrangeiras está nos setores de Alimentação, Vestuário e Beleza.

 A crise econômica de 2008, que afetou importantes mercados como os Estados Unidos e alguns países da Europa, diminuiu o poder aquisitivo da população e consequentemente o consumo. Desde então, as empresas foram em busca de economias mais aquecidas – como era o caso do Brasil naquela época.

“O Brasil já perdeu um pouco da atratividade que teve no fim da década passada, pois hoje o crescimento econômico é mais moderado”, afirma Filomena Garcia, sócia-diretora da Franchise Store. “Mas temos um público consumidor relevante que ainda motiva os investidores a continuar trazendo suas marcas para cá.”

Esse processo de instalação de redes estrangeiras trouxe um beneficio para o franchising. “A grande concorrência com marcas internacionais fez com que as redes nacionais buscassem se aprimorar para competir”, diz Filomena. Outro efeito foi o aumento da demanda por pontos comerciais, principalmente em Shopping Centers.

Para os interessados em abrir uma franquia de uma marca internacional no Brasil, Filomena explica: “A vantagem de ser franqueado de uma marca estrangeira, é, além de a marca ser uma novidade na região, há a oportunidade de crescer junto com ela em um novo país.” Por outro lado, o ponto de atenção é saber se o franqueador conhece bem o mercado brasileiro e o perfil do consumidor nacional.

Confira a lista de 42 redes estrangeiras que abriram franquias em 2013:

Segmento

Marcas

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

Abuelagoye

Acessórios Pessoais e Calçados 

ADIDAS

Alimentação 

Benihana

Vestuário

Calvin Klein

VESTUÁRIO

CARO CUORE

Beleza, Saúde e Produtos Naturais 

Centro Maximo Ravenna

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

CHUNGO

vestuário

DESIGUAL

vestuário

ECKO

Alimentação 

ELNOBLE 

VESTUÁRIO

ETIQUETA NEGRA

Acessórios Pessoais e Calçados 

FENDI – Italia

Alimentação 

Flying Pan – BF retail group

vestuário

GAP

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

GARRET

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

HotDog on Stick

Beleza, Saúde e Produtos Naturais 

HYPOXI

Comunicação, Informática e Eletrônicos 

INXPRESS

Alimentação 

JHONNY ROCKETS

Vestuário

Kappa

Alimentação 

La Caballeriza

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

LAVAZZA ITALIAN COFFEE

Construção e Imobiliárias 

LDC – LOJA DO CONDOMÍNIO 

vestuário

Lolita, o Lu By Loita ahi

VESTUÁRIO

Montagne

Acessórios Pessoais e Calçados 

MORPH

serviços 

Mri latin America – EUA

VESTUÁRIO

Paula Cahen D’Anvers

Alimentação 

Piola

VESTUÁRIO

Rapsodia

Alimentação 

Red lobster – Grupo Darden

Acessórios Pessoais e Calçados 

SAMSONITE

Comunicação, Informática e Eletrônicos 

SAMSUNG

Acessórios Pessoais e Calçados 

SWAROVSKI

Alimentação 

TACOTENTO

Alimentação 

THE CRÊPE CAFÉ

Bebidas, Cafés, Doces e Salgados 

The Haagen-Dazs Shoppe Co.

vestuário

TOMMY HILGHIFER

Alimentação 

TONYROMA’S

Alimentação 

VAPIANO

Acessórios Pessoais e Calçados 

ZENIT

Serviços Automotivos 

Ziebart

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::