A pandemia do coronavírus pode ter pegado a muitos de surpresa, mas os sócios Bianca e Fernando estavam atentos às mudanças no cenário internacional e conseguiram antecipar algumas ações, o que fez com que os números da franquia se mantivessem positivos durante os últimos anos.
Agir com rapidez, antecipar as tendências e otimizar processos: essa foi a receita do sucesso aplicada pelos sócios Bianca e Fernando na condução das empresas durante a pandemia. De acordo com Bianca, o principal fator para conseguir sobreviver à pandemia foi ter uma gestão redonda do negócio, com caixa para aguentar algumas mudanças que foram necessárias.
A empresária relata que o foco foi agir rápido, antecipando as possíveis mudanças que poderiam vir com o lockdown: “Quando a pandemia ainda não era tão falada e todo mundo acreditava que não chegaria no Brasil e, principalmente, no interior, nós concentramos as operações em uma loja só, interrompemos as novas contratações e montamos uma operação totalmente reduzida, inovadora, lucrativa, de um modelo dois em um, onde tínhamos dois dos 3 produtos mais vendidos no delivery”.
Bianca relata que, com as ações adotadas, como a adoção de um modelo de equipe otimizada e reduzida, a empresa conseguiu entregar tanto a experiência no salão, como também estava preparada para vender um produto de qualidade e acessível também pelo delivery, nos momentos em que foi necessário interromper o atendimento presencial.
Outro ponto de destaque é que as franquias possuem um chef formado em gastronomia e engenharia de alimentos, o que favoreceu um processo de reinvenção com produtos e experiências no delivery, sem perda de qualidade e sem aumento de estoque nos períodos mais críticos. Bianca ainda ressalta que o período foi uma oportunidade para melhorar os processos e cortar custos desnecessários.
Um desses processos foi o desenvolvimento do modelo das duas experiências, Jose’s Pizzaria e BTT Burger, com a gestão da cozinha unificada. Dessa forma, foi possível melhorar a utilização dos insumos e entregar 2 dos top 3 itens de delivery no Brasil. Além disso, os sócios realizaram investimentos em equipamentos, melhorando qualidade de trabalho e produtividade, e focaram em trazer melhorias para o delivery, com incrementos em embalagens, logística, sistema de gestão e automação de rotas.
“Focamos em sempre fortalecer nossa marca, fazendo com que em 2022 nossa marca crescesse 42% em relação a 2021. Também refizemos toda a engenharia de cardápio, reduzindo desperdício e itens obsoletos em estoque, o que prejudicaria o nosso capital de giro”, afirma Bianca.
Outro ponto destacado pelos sócios foi o cuidado com os clientes e com os fornecedores. O foco nas ações de customer experience permitiram um aumento de 25% no ticket médio, que supera a média do setor. Por outro lado, a atenção à qualidade de trabalho dos colaboradores, com a manutenção das folhas de pagamento sempre em dia e com a criação de ferramentas para incremento de salário, fez com que a franquia conseguisse atravessar esse período turbulento com crescimento nas vendas e sem precisar demitir nenhum funcionário.
Para Bianca, uma gestão financeira séria e comprometida faz parte do DNA do BTT/Jose’s. “Com as ações adotadas, não demitimos nenhum funcionário, não deixamos fornecedores na mão e não precisamos pegar empréstimos, ainda sobrando caixa para nos posicionar melhor nesse pós-pandemia. E enquanto vários estavam tentando fôlego para se reestruturar na volta ao normal, nós crescemos mais que a média do mercado”, ressalta. "