Ilustração - Blog Franchise Store

31% das franquias abertas no País estão fora das capitais

Acompanhando o crescimento da economia nacional e o aumento no poder de compra da população, os negócios em formato de franquia estão se expandindo pelo país, com forte atuação no interior. Atualmente, 31% dos negócios abertos no segmento de franquia no Brasil estão fora das capitais.

São 150 milhões de brasileiros vivendo no interior, responsáveis por 64,8% do total do mercado nacional. Além de muitos e com poder de compra cada vez maior, esse público consumidor responde aos investimentos governamentais no interior demandando produtos e serviços – de preferência, com a qualidade e padronização de uma franquia.

Para o presidente da Park Idiomas, franqueadora de Uberlândia-MG, a cidade está em posição de igualdade competitiva com as principais capitais do Brasil. “Administramos em Uberlândia uma rede que está presente em todo o país”, declara Pacheco. Ele ainda reforça que, além da presença da franqueadora, Uberlândia conta com duas franquias da marca. “Estamos inaugurando nossa terceira unidade na cidade, e ainda vemos potencial para mais”, finaliza.

Cidade de médio porte que desponta no interior mineiro, Uberlândia é atualmente a segunda cidade do Estado em número de unidades em operação, que somam 300 ou 7% do total de franquias do estado. A cidade também é a segunda em número de empresas franqueadoras.

Além da presença de importante público consumidor e custos de operação menores que os das capitais, a expansão de franquias no interior também é impulsionada pela presença de shopping centers e centros comerciais, em geral.

Com fluxo de pessoas, segurança, conveniências e conforto para o consumidor, os shopping centers garantem ao investidor, ambiente ideal para que seus negócios prosperem. Por outro lado, as franquias têm sido responsáveis por cerca de 60% do faturamento dos shoppings, mesmo ocupando apenas 37% da área total, em média.

Para o idealizador do shopping Via Centro, Hélio Martins Filho, um shopping é um local ideal para instalar uma franquia, uma vez que este oferece a estrutura necessária. “Proporcionamos ao empreendedor os elementos que ele precisa para ter sucesso em sua atividade, como atração de público e espaço adequado com conforto e segurança”, declara Martins.

Com 13 pontos de alimentação, o Via Centro Shopping está em fase de comercialização e deve ser inaugurado no início de 2014 em Uberlândia. O shopping está sendo construído em um terreno de 8.898,01 m² próximo ao Terminal Central, por onde circulam milhares de pessoas diariamente. 

:::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::