Ilustração - Blog Franchise Store

28ª edição do Selo de Excelência em Franchising bate recorde de inscrições

O evento Selo de Excelência em Franchising, em sua 28ª edição, bateu o recorde de maior número de inscrições de franquias e foi a edição que teve mais redes chanceladas. No total, foram 251 marcas inscritas e 218 franquias chanceladas.

 

O Selo de Excelência em Franchising, organizado pela ABF, já se tornou tradição no mercado brasileiro e é concedido a redes de franquias com base na opinião dos franqueados atuantes. Para 2018, foram realizadas mais de 1,1 mil entrevistas qualitativas com os franqueados.

“Os principais resultados da Pesquisa do Selo este ano refletiram o trabalho das redes que conquistaram a chancela ao buscarem a excelência em suas gestões. Mais do que uma chancela, o Selo de Excelência em Franchising da ABF possibilita às marcas participantes analisar seus pontos fortes, aqueles em que a rede precisa melhorar, além do que, a pesquisa é um importante instrumento de direcionamento, confirmação e reorientação de políticas e metodologias de gestão da rede”, comenta Altino Cristofoletti Junior, presidente da ABF, em nota divulgada à imprensa.

Suporte, treinamentos, conveções, encontros regionais, relação com o franqueado, marketing, tratamento com o cliente e rentabilidade foram alguns itens avaliadas nas redes.

“Um ponto fundamental no processo é o próprio resultado da pesquisa em formato de relatório, entregue pela ABF a cada franqueador participante do processo. Portanto, a simples submissão da rede a esse escrutínio já é um benefício importante e a obtenção do Selo uma verdadeira vitória, ainda mais se lembrarmos que no Brasil operam mais de 2,8 mil redes franqueadoras. Logo, menos de 10% das redes possuem a honraria”, ressalta Décio Pecin, presidente da Comissão de Ética da ABF.

O Selo de Excelência em Franchising é didivido nas categorias: Pleno (marcas com pelo menos 10 franqueados e dois anos de mercados), Sênior (marcas com 30 ou mais unidades e cinco anos de mercado) e Master (marcas com a partir e 60 unidades e mais de 10 anos de mercado).

A ABF, também homenageou algumas redes chanceladas por vários anos com o SEF. A premiação, com um troféu especial, foi concedida a franquias com 10, 15 e 20 chancelas até 2018. As redes Habib’s e Rei do Mate se destacam nessa categoria, ambas com mais de 20 selos de excelência acumulados.