Ilustração - Blog Franchise Store

234 shopping centers estão instalados em cidades do interior

Quem pretende abrir uma franquia em cidades do interior tem cada vez mais oportunidades de instalar sua loja em um shopping center. Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), existem hoje 234 empreendimentos em cidades do interior e de 228 nas capitais. E dos 41 centros de compras com inaugurações previstas até o final do ano, apenas 15 estarão localizados nas capitais – que ainda são objetos de desejo de parte significativa da indústria. “Mais que uma tendência, eu diria que o interior é um caminho natural para a expansão da indústria de shoppings”, comenta Luiz Fernando Veiga, presidente da Abrasce.

A falta e os altos preços dos terrenos, o aumento da concorrência, as crescentes exigências das prefeituras, os custos das compensações ambientais e viárias para autorizar a implantação dos empreendimentos tornam as obras ainda mais onerosas nas capitais. A esses fatores soma-se o expressivo crescimento da renda da classe C, de 4,6% ao ano entre 2005 e 2011 – enquanto o das classes A/B ficou em 2,7% ao ano. Com isso, 40 milhões de pessoas ingressaram nesse segmento, que passou de 34% da população para 54%, segundo a Cetelem – Ipsos. “Parte significativa da classe C mora no interior, tornando essas regiões muito atraentes para os empreendedores”, comenta Marcelo Sallum, da Lumine Soluções em Shopping Centers.

Os holofotes estão dirigidos especialmente para as 287 cidades de porte médio, com população entre 80 mil e 300 mil habitantes. Esses municípios registram maior crescimento do PIB, de 4% ao ano, e reúnem cerca de 40,6 milhões de habitantes, com uma renda de R$ 31,6 bilhões ao mês e R$ 10,4 bilhões ao mês disponíveis para gastar no varejo, como mostra levantamento feito pela Lumine, baseado em dados da Abrasce e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O melhor: 48% deles não têm nenhum shopping.

Fonte: Valor Econômico

:::Leia mais notícias sobre franquias::: 

:::Encontre sua franquia::: 

:::Veja vídeos sobre franchising:::