Ilustração - Blog Franchise Store

12 franquias que podem transformar torcedores em empreendedores

A presença dos times de futebol no mercado de franquias cresce a cada ano. Em países europeus, há tempos os grandes clubes faturam ao explorar suas marcas e vender todo tipo de produto para os fãs do esporte. Já no Brasil, o movimento é mais recente.

Ao passar a enxergar os torcedores também como consumidores fiéis, os times nacionais têm investido cada vez mais na abertura de lojas exclusivas. Elas vendem desde chaveiros, bolas até uniformes completos – tudo com o escudo do clube.

Com o sucesso das lojas exclusivas, muitos clubes quiseram expandir o negócio e abrir unidades em outras regiões. Encontraram no Franchising o sistema ideal para conquistar novos mercados. Foi assim que as lojas dos principais times do Brasil se tornaram franquias.

“Para quem é um torcedor fanático ou apenas um investidor que enxerga o enorme potencial do mercado esportivo, a boa notícia é que já é possível comprar uma franquia do time do seu coração”, diz Glauce Pascoal, gerente da Franchise Store. A maioria dos principais times do país já tem uma rede de lojas exclusivas.

Para comprar em uma franquia do ramo, o empreendedor precisa escolher entre dois modelos de negócio: loja ou quiosque, que custarão a partir de R$ 100 mil. O negócio pode ser instalado em shoppings, ruas ou outros centros comerciais.

Também é muito importante ser apaixonado pelo clube. “Mas o fanatismo não basta – a maioria dos times exige ainda que o empreendedor tenha algum conhecimento sobre varejo”, afirma Glauce.

Outro fator que deve ser estudado com cautela é a localização do ponto. Regiões próximas à sede do clube ou aos estádios costumam atrair um maior número de torcedores e também favorecem a compra por impulso.

Mas isso não significa que lojas em outras regiões – inclusive fora das cidades de origem do clube – não possam dar certo. Afinal, grandes clubes possuem torcedores espalhados por todo Brasil.

“De forma geral, o investidor deve encarar a loja do time como outra franquia qualquer – analisando os prós e contras do modelo de negócio e sendo cauteloso ao fazer o investimento”, recomenda Glauce.

Mas não dá para negar que, num país de fanáticos por futebol, ter uma franquia que venda produtos do time do seu coração tem um sabor especial. Afinal, transformar a paixão em negócio pode ser um golaço.

Confira a seguir 12 opções de franquias de clubes de futebol:

Loja da Seleção – Loja oficial da Seleção Brasileira

Santos na Área – Loja oficial do Santos

Academia Store – Loja oficial do Palmeiras

Grêmio Mania – Loja oficial do Grêmio

São Paulo Mania – Loja oficial do São Paulo

Poderoso Timão – Loja oficial do Corinthians

Flashop – A loja oficial do Flamengo

Rede Inter Shop – A loja oficial do Internacional

Gigante da Colina – Loja oficial do Vasco da Gama

Espaço Glorioso – Loja oficial do Botafogo

Maior de Minas – Loja oficial do Cruzeiro

Planeta Vitória – Loja oficial do Vitória

::Leia mais notícias sobre franquias:::

:::Encontre sua franquia:::

:::Veja vídeos sobre franchising:::