Franquias de Roupas e Moda

Representatividade das franquias de roupas e moda

3%

crescimento

Foi quanto cresceu o faturamento das franquias de Vestuário em 2014, em relação a 2013. A média do Franchising foi de 7,7%.

140

bilhões de reais

Segundo dados da Euromonitor, o mercado brasileiro de Moda movimenta cerca de 140 bilhões de reais ao ano e é o oitavo maior do mundo – e pode em breve ultrapassar o prestigiado mercado italiano, berço de grandes grifes internacionais. As franquias de moda faturaram R$ 9,6 bilhões em 2014

12

Marcas internacionais

Atraídas pelo ótimo desempenho do mercado de moda brasileiro, ao menos 12 redes internacionais desembarcaram por aqui nos últimos 2 anos. E muitas delas são franquias, como GAP e Desigual – uma boa notícia para quem quer ser um franqueado de uma marca famosa

Perspectivas

11 milhões de trabalhadoras

Esse foi o número de mulheres que ingressaram no mercado de trabalho na última década – número que só tende a crescer. O dado é altamente positivo para o setor. Afinal, mulheres que trabalham, além de terem mais dinheiro para comprar aquilo que gostam, passam a ter a obrigação de andar mais bem arrumadas no dia-a-dia

Varejo ganha força

As franquias são vistas hoje pelas grandes indústrias como o canal de vendas que mais ajuda a marca a se aproximar dos consumidores. Por isso, ainda que os investimentos em vendas online tenham crescido, o varejo físico continua sendo visto pelas empresas como um canal importante e com grande potencial de expansão. Quem quer comprar uma franquia no ramo terá mais opções de marcas e praças para escolher

Concorrência internacional

Assim como ocorreu com a indústria têxtil, o varejo de moda agora passa também a enfrentar mais concorrentes internacionais. Lojas de grandes redes internacionais devem ser cada vez mais presentes nos principais shoppings e ruas comerciais das principais cidades brasileiras

Tendências

Crianças
Segundo a ABF, as franquias voltadas para o público infantil faturam mais de R$ 2 bilhões por ano. E esse número tende a aumentar. Embora as famílias tenham cada vez menos filhos, o gasto com cada criança tem crescido significativamente nos últimos anos. No segmento têxtil, por exemplo, as roupas infantis já respondem por mais de 15% do faturamento do setor

Futebol
A presença dos times de futebol no mercado de franquias cresce a cada ano. Em países europeus, há tempos os grandes clubes faturam ao explorar suas marcas e vender todo tipo de produto para os fãs do esporte. Já no Brasil, o movimento é mais recente. Hoje, ao menos 10 grandes clubes já possuem lojas exclusivas para seus produtos, como Poderoso Timão (do Corinthians) e Gigante da Colina (do Vasco da Gama).

Cuidados ao investir

  • Como muitas vezes a compra de roupas é por impulso, a localização do ponto é fundamental para o bom desempenho da loja. Faça uma seleção criteriosa e peça ajuda do franqueador, que deve orientar o franqueado nesta escolha.
  • Nesse ramo, ter uma boa gestão do estoque costuma fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma loja. Portanto, antes de escolher a sua franquia, veja que tipo de apoio o franqueador oferece na hora de comprar os produtos da nova coleção, se há softwares que ajudam na escolha e como é feito o acompanhamento do estoque no dia-a-dia.
  • Não basta se encantar com o negócio. Antes de comprar uma franquia só porque se apaixonou pela marca, convém analisar os números do negócio e o histórico do franqueador para saber se o investimento realmente compensa.

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